A era do trabalho híbrido: você precisa de uma rede segura e ágil (Parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

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A era do trabalho híbrido: você precisa de uma rede segura e ágil (Parte 1)

MATTHIEU SMESSAERT

Vice-presidente da Orange Business Services para a Ásia-Pacífico

As interrupções do ano passado tiveram um grande impacto em como as pessoas vão trabalhar no futuro. Um modelo de trabalho híbrido, em que os funcionários dividem o tempo entre os escritórios e o trabalho em casa tornou- se normal. Para garantir sucesso a longo prazo, essa abordagem exigirá um novo foco na rede, na conectividade e em como elas irão aumentar a satisfação do usuário final.

A revolução no modo de se trabalhar desde o início da pandemia de Covid-19 não mostra sinais para diminuir. Os colaboradores geralmente gostam da flexibilidade do home office, enquanto as empresas não relataram nenhuma queda significativa na produtividade por ter funcionários fora do escritório.

De acordo com a PwC, em janeiro de 2021, 83% dos empregadores disseram que a mudança para o trabalho remoto foi bem-sucedida para sua empresa; já em junho de 2020, a porcentagem foi de 73%. Os funcionários se acostumaram a trabalhar remotamente e estão confortáveis com os aplicativos que os permitem permanecer produtivos. No futuro, a responsabilidade recairá sobre as empresas para garantir que os trabalhadores tenham a conectividade e o nível necessário de experiência do usuário.

Novo modelo de trabalho torna a conectividade e a rede ainda mais vitais

Antes da pandemia, o foco da maioria das iniciativas de transformação digital no meio corporativo estava nos benefícios dos aplicativos avançados às empresas. O potencial da inteligência artificial (IA), blockchain, realidade virtual e aumentada (VR/AR) e computação de ponta foi o foco da conversa.

Agora, para muitas empresas, a necessidade urgente de garantir resiliência levou a um olhar renovado na plataforma de transformação. Isso colocou a rede e a conectividade no topo da agenda. O relatório State of Work from Anywhere Outlook, de 2021, da AppNeta, revelou percepções sobre os principais problemas relacionados à tecnologia que causaram frustração no ano passado para colaboradores em home office. Eles listaram a conectividade como a primeira preocupação, com 44% dos trabalhadores expressando insatisfação em termos de experiência do usuário. Os problemas com videochamadas foram citados por 40% dos funcionários. Com os usuários finais dizendo que a experiência remota é insatisfatória, provavelmente isso irá afetar a experiência do cliente (customer experience) se o funcionário em questão estiver atuando com o cliente.