A convite de Carlos Viana, Bolsonaro pode vir ao Norte de Minas para dar início às obras - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

A convite de Carlos Viana, Bolsonaro pode vir ao Norte de Minas para dar início às obras

O senador Carlos Viana (PSD), vice-líder do Governo Federal no Senado, informou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) poderá vir ao Norte de Minas para dar início às obras de construção da Barragem de Jequitaí. O presidente já foi convidado e a expectativa é que isso ocorra neste ano. “A documentação está toda pronta. Está finalizando só auditória da Codevasf para passar ao Idene e com isso as obras começarem”, observa o senador.

A obra da barragem, aguardada há mais de 40 anos vai irrigar 35 mil hectares, gerar energia, beneficiar 16 municípios com abastecimento, piscicultura, turismo e lazer.

Carlos Viana disse que o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) estará no comando do processo de uma obra fundamental com abastecimento de municípios que enfrentam problemas com a escassez de água e também para o desenvolvimento econômico da região. “Felizmente esse projeto está entrando numa rota de efetividade junto com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)”, afirmou o senador.

O subsecretário de Desenvolvimento Integrado e diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Nilson Borges, ressaltou que o Instituto tem hoje capacidade operacional para que ao lado da Codevasf a obra possa ser concluída. “Queremos trabalhar e entregar as barragens Jequitaí I e II e começar uma transformação da região, com a solução do problema hídrico”, assegurou o diretor-geral do Idene.

Ao assumir a gestão do projeto Jequitaí no lugar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Idene, pela condição administrativa de autarquia, pode acelerar ações, inclusive para licitação e contratação de serviços. O trabalho do Idene está previsto para ser iniciado antes do reinício das obras e se estenderá até depois da conclusão.

O senador explica que o projeto prevê a construção de duas barragens de concreto, sendo a primeira formada por um lago de 9 mil hectares e se estenderá pelos municípios de Jequitaí, Francisco Dumont e Claro dos Poções. A barragem de número 2 será construída a 5 km da jusante da barragem número 1 e formará um lago de 100 hectares, alimentando dois canais para irrigar 35 mil hectares. Em torno dos lagos será implantada uma área de preservação permanente de 2,1 mil hectares.

A barragem 1 terá 41 metros de altura e 270 metros de comprimento. Ela será destinada a múltiplos usos como abastecimento de municípios vizinhos, controle de cheias, geração de energia, entre outros.

A barragem 2 terá 38 metros de altura e 176 metros de comprimento e sua principal função será abastecer os canais de irrigação e gerar 12,4 MW de energia. Após a construção dessa barragem haverá regularização da vazão do Rio Jequitaí em 34 metros cúbicos por segundo contribuindo com a vazão do Rio São Francisco. (GIOVANNI RIBEIRO – Assessor de imprensa)