A atuação da PM no combate aos rolezinhos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

A atuação da PM no combate aos rolezinhos

ALINE BASTOS

Advogada

A Constituição Federal, em seu artigo 144, atribui às polícias militares (PMs) o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Isso significa que seu papel é fiscalizar e coibir atividades ilícitas de forma imediata, prevenindo crimes e fazendo com que os indivíduos respeitem a legislação, tudo isso buscando aumentar a sensação de segurança na sociedade.

O trabalho da PM é feito de forma visível, sinalizado através de uniformes, viaturas caracterizadas ou distintivos de identificação dos policiais. A repressão ao crime, assim, é feita principalmente pela presença da PM – facilmente identificada – e seu potencial de coerção.

É com essa consciência, qual seja, a importância da Polícia Militar, que os moradores e comerciantes do Bairro Melo em Montes Claros, puderam ver em mais uma ação do 10º Batalhão neste fim de semana para restabelecer a ordem, o sossego e a segurança de todos que moram e trabalham no entorno da Avenida Sanitária, onde há muitos anos acontece os chamados “ Rolezinhos”.

Moradores e comerciantes se uniram em um abaixo assinado de quase 500 assinaturas e protocolaram um ofício dirigido ao Comandante do 10º Batalhão, que desde então vem trabalho em uma força tarefa a fim de devolver a tranquilidade ao bairro.

Neste contexto, por envolver principalmente menores, como alegam os moradores do bairro, é importante a atuação em conjunto do Ministério Público do conselho tutelar e Polícia Militar, todos com atuação em suas respectivas funções para atingir o bem comum que é a proteção aos cidadãos.

Moradores se sentem mais seguros por saberem a Polícia Militar, direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia.