GIRLENO ALENCAR
Os hospitais das cidades de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha receberão, a partir de hoje, os medicamentos repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado, que os distribuiu para 63 cidades mineiras. Na primeira remessa serão atendidos o Hospital de Pirapora e os hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho e Universitário, de Montes Claros. Na terceira remessa apenas o Hospital São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus. Na segunda remessa serão atendidos com bloqueadores neuromusculares os hospitais de Janaúba, Januária, Pirapora e Hospitais das Clínicas e Universitário, de Montes Claros. Com dexmedetomidina serão os hospitais de Brasília de Minas, Santa Casa de Montes Claros e Porteirinha. O hospital de Janaúba receberá midazolan.
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou que recebeu na sexta-feira, dia 2 de abril, do Ministério da Saúde, mais medicamentos utilizados para manter a sedação de pacientes com covid-19. Conhecidos como “kit intubação”, os bloqueadores neuromusculares são disponibilizados para instituições que tiveram aumento abrupto de consumo e que têm estoques suficientes apenas para quatro dias. São 1.925 ampolas de rocurônio, 675 ampolas de cisatracúrio (medicamento complementar ao rocurônio), 3.400 ampolas de midazolan e 400 ampolas de norepinefrina, destinados a 15 hospitais de oito macrorregionais Centro, Leste, Oeste, Sul, Sudeste, Leste do Sul, Norte, Centro-Sul. Todos os estabelecimentos fazem parte do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos em Saúde (CNES). “Semanalmente os hospitais informam a secretaria sobre seus estoques. Aqueles que estão com quantitativos menores do que para uma semana, buscamos atender dentro da disponibilidade, o mais rápido possível”, informou o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro.
Na quarta-feira, no dia 31 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iniciou a distribuição de 2.575 unidades de atracurio, 350 de cisatracúrio, 1.745 de dexmedetomidina e 14.660 mil de midazolan. Antes desta remessa, chegaram ao almoxarifado da SES-MG, na semana passada, 6.150 ampolas de rocurônio, 1.000 ampolas de cisatracúrio e 600 ampolas de atracúrio, que, no dia seguinte, já estavam liberadas para 44 hospitais. Enviados pelo Ministério da Saúde, os anestésicos e os bloqueadores neuromusculares estão sendo disponibilizados para 56 hospitais de referência para o atendimento à covid-19 e unidades de Saúde, contemplados conforme nível de criticidade e risco de falta dos medicamentos.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)