Diversos são os motivos para reduzir ou cortar de vez o consumo de proteínas animais, seja por ideais ecológicos ou políticos, como também por princípios relacionados à saúde e à estética. Se você é adepto a esse estilo de vida, leia o texto abaixo e entenda um pouco sobre proteínas vegetais e animais!
O que define a qualidade da proteína a ser consumida, principalmente, é o teor de aminoácidos essenciais, que vai qualificar o valor biológico daquela proteína, como também sua digestibilidade e absorção. A proteína vegetal, como por exemplo a soja e o trigo, quando comparadas com proteínas animais, de fato estimulam menos a síntese proteica, e isto é relacionado, principalmente, com a menor digestibilidade dessas fontes, e menor teor de aminoácidos essenciais, principalmente leucina, metionina e lisina.
Então, eu simplesmente não vou ter bons resultados sem comer proteína animal!? Pessoas que não consomem proteínas animais devem se preocupar ainda mais com a questão de um plano alimentar bem calculado. Algumas estratégias são válidas para melhorarem o teor de aminoácidos essenciais nas dietas veganas. Suplementação com leucina (produtos que não extraiam a matéria prima de fonte animal) e combinação de proteínas vegetais diferentes, como por exemplo, leguminosas (feijão, ervilha, soja) que são ricos em lisina, junto com cereais (aveia, trigo, arroz, milho) que são pobres em lisinas, porém, ricos em metionina. A suplementação com proteína vegetal com baixo teor de carboidratos como é o caso da proteína isolada do arroz e da soja, é uma estratégia válida para aumentar o teor de proteínas na dieta sem aumentar os carboidratos.
Para atingir as recomendações proteicas e a quantidade certa de aminoácidos essenciais, principalmente leucina, em dietas isentas de proteína animal, a suplementação quase sempre se faz necessária, o acompanhamento nutricional e o esforço do paciente é essencial para que, mesmo com esse estilo de vida, bons resultados tanto para estética, como para saúde e performance, sejam alcançados!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)