Com apoio da Copasa, projeto de artes marciais beneficia 230 crianças e adolescentes em Araxá - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Com apoio da Copasa, projeto de artes marciais beneficia 230 crianças e adolescentes em Araxá

Iniciativa idealizada pela Associação Brasileira Kosmo´s contribui com a formação integral de jovens por meio de atividades esportivas e sociais

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), indo além da prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, também ajuda a transformar realidades.

Cumprindo seu propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, a companhia é uma das patrocinadoras oficiais do “Projeto Taekwondo Abrindo Caminhos Ano II”, em Araxá, no Triângulo Mineiro, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte.

Criada em 2017, a iniciativa idealizada pela Associação Brasileira Kosmo´s de Artes Marciais visa contribuir com a formação integral de crianças e adolescentes por meio de atividades socioeducativas, buscando trabalhar os princípios do esporte para formar os valores do público infanto-juvenil.  Atualmente, cerca de 230 estudantes de ambos sexos, com idades entre sete e 17 anos, matriculados e frequentadores da rede pública de ensino, são beneficiados.

Desde a criação do projeto, que está em sua terceira edição, mais de 2 mil alunos já foram contemplados. A proposta possibilita aos envolvidos o conhecimento gratuito de uma modalidade esportiva olímpica, praticada em mais de 180 países, e todos os benefícios do seu exercício. A fusão entre teoria e prática visa os incentivar a desenvolver conhecimentos interdisciplinares e favorecer a melhora do rendimento em todos os componentes curriculares, contribuindo assim para a diminuição da evasão escolar, além de ajudar no combate e prevenção do uso de entorpecentes e de ser uma oportunidade para descobrir novos talentos e revelá-los para o esporte nacional.

Para o gerente regional da Copasa, Leandro Cruz, o suporte é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa. “O esporte tira os jovens das ruas e permite que tenham uma perspectiva de futuro. Ademais, estimula a competitividade saudável, a superação de desafios e ensina sobre hierarquia, trazendo benefícios para toda a vida”, ressaltou o gestor.

Segundo o mestre Robert Adilson Rodrigues, professor do projeto e presidente da Associação Brasileira Kosmo´s de Artes Marciais, organização sem fins lucrativos, que trabalha para combater as drogas e a evasão escolar, “a prática da atividade melhora a saúde física e mental e é uma forma democrática de permitir às crianças e adolescentes uma oportunidade de engajamento por meio de atividades em parceria com o esporte que, nesse contexto estudado, está inserido como um forte agente educacional, cultural e para o exercício da cidadania. Além disso, para o público feminino, ainda objetiva melhorar a autoestima e as capacidades de percepção de autodefesa contra situações de risco”, afirmou ele.

Abrindo Caminhos

As aulas gratuitas são realizadas às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, no contraturno escolar. Ocorrem na Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, na Escola Municipal Agar de Affonseca e Silva, e Escola Municipal Manoela Lemos, todas em Araxá. Oferecem padrões esportivos adequados, proporcionando uma total integração entre seus participantes. O programa ainda prevê palestras sobre família, aproveitamento escolar, meio ambiente e drogas.

Para continuar participando do projeto, os estudantes têm como contrapartida a frequência regular em sua instituição de ensino e um bom rendimento, o que é avaliado pelas suas notas no boletim escolar. Desta maneira, os participantes têm uma dupla jornada em ambiente educativo que associa aprendizado e lazer.

Responsabilidade social

Os patrocínios da Copasa viabilizam o desenvolvimento de diversas ações sociais e ambientais, de fomento à cultura e de melhoria da qualidade de vida das comunidades na qual está inserida.

A atuação socioambiental da Copasa integra a Agenda ESG da companhia, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O objetivo da Agenda ESG é reafirmar o propósito de “cuidar da água e gerar valor para as pessoas”. A atuação também é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.