O IFNMG está ofertando 3.750 vagas para o curso gratuito de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso destina-se a professores, técnicos e gestores da educação básica das redes públicas federal, estadual e municipal do estado de Minas Gerais.
Será por ordem de recebimento da inscrição o ingresso dos estudantes para o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas. As inscrições, que também são gratuitas, podem ser feitas até às 23h do dia 02 de janeiro de 2025.
Com carga horária de 120 horas, o desenvolvimento do curso contará com atividades realizadas em síncronas e assíncronas, totalmente na modalidade a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Recebe a certificação do curso quem concluir integralmente o curso, cumprindo todos os seus requisitos e atingir o aproveitamento com no mínimo 75% de frequência em cada módulo.
O Edital nº 224/2024 que apresenta as normas do processo seletivo teve o cronograma retificado, mas as disposições da seleção permanecem inalteradas. Clique aqui e acesse a página em que o Edital nº 224/2024 e outros documentos/ links estão disponíveis.
Alinhamento às diretrizes nacionais e leis educacionais
O Curso de Extensão Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas está alinhado à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa segue a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as etapas e modalidades da educação brasileira, conforme estabelecido pela Lei nº 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, complementada pela Lei nº 11.645/2008.
Além disso, atende aos dispositivos da LDB em seus Artigos 26-A e 79-B, inseridos pela Lei nº 11.645/2008, e à ampliação prevista pela Lei nº 10.639/2003, regulamentada pela Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. O curso também considera as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, reforçando seu compromisso com a valorização e promoção da diversidade étnico-racial no contexto educacional.
Objetivos do curso
O curso de extensão de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas tem como objetivo geral consolidar proposta de formação continuada distância para docência e gestão da educação básica com base nos princípios da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ).
Já os objetivos específicos consistem em fomentar o letramento racial dos profissionais da educação básica, contribuir para a formação de professores e gestores alinhados aos princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ), e apoiar a organização do trabalho docente para expandir esses princípios.
Busca também desenvolver práticas pedagógicas que valorizem as tradições, culturas e línguas ancestrais relacionadas à presença negra e quilombola, considerando marcadores sociais de diferença. Além disso, pretende estimular a convivência e o compartilhamento de perspectivas negras e quilombolas baseadas em cosmovisões ancestrais, bem como fortalecer a aplicação do Artigo 26-A da LDB, que torna obrigatório o ensino de histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)