No último jogo do técnico Fernando Diniz, Cruzeiro terá que bater o Juventude no Alfredo Jaconi para ter chance de jogar a Libertadores
Apenas uma combinação de resultados dá ao Cruzeiro a tão sonhada vaga na Copa Libertadores de 2025. Para conseguir a classificação, a Raposa terá que fazer a sua parte, quebrar dois jejuns e ainda torcer contra o Bahia na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro encerra o ano contra o Juventude, no domingo (8/12), a partir das 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.
A última vez que a equipe celeste venceu um confronto fora de casa nesta edição da Série A foi em 27 de julho, quando bateu o Botafogo por 3 a 0 no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada.
Essa partida é vista como um divisor de águas na temporada do Cruzeiro, pois marca o fim da boa fase da equipe, que estava em quarto lugar na tabela, a cinco pontos do Glorioso, líder da competição. De lá para cá, a Raposa disputou 18 jogos e teve meros 25,9% de aproveitamento – duas vitórias, oito empates e oito derrotas. Os números levam em conta os compromissos sob o comando do técnico Fernando Seabra, demitido em setembro, e de seu sucessor, Fernando Diniz. Com o atual treinador, o único triunfo como visitante foi na volta da semifinal da Copa Sul-Americana. A equipe de Diniz ganhou de 1 a 0 do Lanús, da Argentina, em La Fortaleza, na Grande Buenos Aires. Gol marcado pelo centroavante Kaio Jorge, que está fora da última rodada do Brasileirão por causa de lesão muscular na coxa direita.
Jejum de 19 anos no Alfredo Jaconi
Próximo adversário do Cruzeiro, o Juventude não perde em casa desde 2 de novembro. Nesse dia, os gaúchos foram vencidos pelo Fortaleza, que goleou por 3 a 0 pela 32ª rodada. Faz 19 anos que o Cruzeiro não ganha no Alfredo Jaconi. Nesse período, os times se enfrentaram três vezes no estádio, com três vitórias dos donos da casa: Brasileirões de 2006 (2 a 0) e 2007 (1 a 0) e Série B de 2021 (1 a 0). No último triunfo celeste, o placar foi 3 a 1. O Cruzeiro venceu o Juventude pelo jogo de ida da primeira fase da Sul-Americana, em agosto de 2005. Leia: Perto de deixar o Cruzeiro, Diniz também foi demitido do Fluminense e da Seleção em 2024
Bahia tem que tropeçar para o Cruzeiro classificar
Além de vencer, o Cruzeiro tem que torcer por tropeço do Bahia na 38ª rodada. A Raposa está em nono lugar, com 49 pontos – um a menos que o Tricolor de Aço, que enfrenta o já rebaixado Atlético Goianiense na Fonte Nova, em Salvador. Em caso de vitória celeste, basta um empate do Bahia com o Dragão para que o Cruzeiro vá à Libertadores. Se a combinação não ocorrer, os mineiros jogarão a Sul-Americana em 2025.
(No Ataque)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)