CIMAMS recebe recursos do mpmg para apoiar famílias vulneráveis e recuperar vereda em assentamento agrário - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CIMAMS recebe recursos do mpmg para apoiar famílias vulneráveis e recuperar vereda em assentamento agrário

O Consorcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) receberá R$ 1.648.089,24 do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (FUNEMP), para a recuperação de veredas no Projeto de Assentamento São Francisco, localizado no município de Buritizeiro.

A proposição do CIMAMS atende à demanda apresentada pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS) do Ministério Público de Minas Gerais ao consórcio. O objetivo do projeto é reduzir a vulnerabilidade social das famílias assentadas, por meio da transição agroecológica para preservação das veredas, com a gestão de recursos hídricos e fortalecimento do associativismo, na implantação de projetos de irrigação por sistema de aspersão, com painel fotovoltaico de geração de energia, aquisição e instalação de sistemas de irrigação e de energia fotovoltaicos para as 52 famílias assentadas.

O Projeto Estruturação de Atividades e Práticas Sustentáveis para Preservação Ambiental das Veredas no Projeto de Assentamento São Francisco – CEPAV no município de Buritizeiro, tem como foco central a equipagem física para o desenvolvimento de práticas agrícolas na modalidade agroecológica sustentável, tendo em vista que ações de assessoria e apoio técnico já são executadas pela Emater. Trata-se de uma área de reforma agrária, ocupada, na sua maioria, por famílias veredeiras, que atualmente dependem das veredas para sua subsistência. No entanto, embora o Projeto de Assentamento atenda à finalidade social a qual se destina, a questão ambiental ficou prejudicada ao longo dos anos após sua implantação.

Para alcance das metas estabelecidas, o CIMAMS, além da contrapartida no valor de R$ 165.996,00, fará a gestão do projeto com a realização dos processos administrativos necessários para viabilizar as compras, instalação e contratações previstas, quais sejam: aquisição e instalação de 52 kits de equipamentos de irrigação com painel fotovoltaico de geração de energia solar; aquisição de cinco equipamentos micro tratores e seus implementos; 52 unidades de cada item dos seguintes insumos: balde, carinho de mão, enxada, pá, peneira.

As práticas para preservação ambiental serão disseminadas com a realização de eventos como seminários e reuniões envolvendo os beneficiários diretos do projeto e os municípios que compõem o CIMAMS, organizadas pelo consórcio e com apoio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais, prefeito de Patis, lembra que o CIMAMS sempre foi um parceiro do MPMG, como no projeto dos Procons Reginais do Norte de Minas e, neste ponto, ressalta a colaboração dos Procuradores de Justiça Dr. Jarbas Soares Júnior e Paulo César Vicente Lima. Afirma ainda que o projeto materializa uma oportunidade de contribuição com o meio ambiente, por meio do desenvolvimento de boas práticas no campo do associativismo e da utilização de energia limpa, além da agroecologia e produção sustentável.