Minas Gerais alcança marco histórico com 209 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Minas Gerais alcança marco histórico com 209 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024

Resultado expressivo coloca o estado como referência nacional no paradesporto escolar

Minas Gerais conquista 209 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024 e consolida sua posição como referência nacional no paradesporto escolar. Esse resultado é um reflexo direto do fortalecimento das políticas de inclusão e do investimento crescente do Governo de Minas no esporte paralímpico.

Graças ao apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o estado subiu no lugar mais alto do pódio 89 vezes, além de conquistar 65 medalhas de prata e outras 55 de bronze. Minas ainda quebrou 22 recordes, o maior número entre os estados participantes.O desempenho mais expressivo veio no atletismo, onde os mineiros garantiram o segundo lugar na modalidade com 127 medalhas, incluindo 65 de ouro.

Comparado a 2023, o estado aumentou em quase 30% o número de medalhas, subindo de 164 para 209. Com isso, a delegação mineira alcançou o terceiro lugar na classificação geral da competição.

Inclusão e desenvolvimento social

A delegação mineira contou com 246 integrantes, entre os quais 176 paratletas, além de técnicos e equipe médica. Representando 38 instituições de ensino de 30 municípios, os estudantes-atletas competiram em 10 modalidades, como natação, bocha, goalball e voleibol sentado, reafirmando o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão social.

paralimpiadas escolares mg finalTerra de oportunidades

Os resultados obtidos este ano são fruto de uma política pública consistente no paradesporto. Minas Gerais já vinha de conquistas relevantes nas etapas regionais de 2022 e 2023 e reforçou seu compromisso com a inclusão por meio dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), realizados no início de novembro em Uberlândia. Este evento, com mais de 500 participantes de 26 municípios, é mais uma prova do impacto positivo das iniciativas estaduais no esporte paralímpico.

Além disso, a etapa estadual do Jemg Paradesporto, organizada pela Sedese em parceria com a Secretaria de Estado de Eduação (SEE) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), foi a porta de entrada para os jovens atletas mineiros nas Paralimpíadas Escolares, sediada em São Paulo, entre 25 e 30/11.

(SEDESE)