Projeto Escola Família Agrícola Veredinha recebe oficinas de Geografia da Unimontes e de outras instituições de ensino superior - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Projeto Escola Família Agrícola Veredinha recebe oficinas de Geografia da Unimontes e de outras instituições de ensino superior

A equipe do projeto de pesquisa e extensão em Agricultura Familiar e Mudanças Climáticas no Semiárido de Minas Gerais, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), realizou oficinas de Geografia na Escola Família Agrícola (EFA) de Veredinha, localizada no município de Veredinha, no Vale do Jequitinhonha. As ações contaram com a participação de 40 estudantes, sete professores da EFA Veredinha e três agricultores que formam o conselho da escola.

Desde 2023, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoia atividades com as Escolas Família Agrícola (EFAs), do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas, por meio do projeto de pesquisa e extensão em Agricultura Familiar e Mudanças Climáticas no Semiárido de Minas Gerais

O projeto faz parte de uma ação conjunta de várias instituições de ensino lideradas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é sensibilizar estudantes do ensino médio sobre os impactos das mudanças climáticas. “A Geografia é uma ciência que envolve discussões que podem permitir ao estudante uma leitura do local ao global, ou seja, as transformações no espaço geográfico”, explica a professora da Unimontes, Iara Soares de França, uma das colaboradoras do programa.

As atividades propostas tinham como objetivo estabelecer conexões entre o conhecimento científico e as realidades dos municípios das mesorregiões envolvidas. Os alunos aprenderam a realizar a produção de mudas por “estaquia”, uma das principais técnicas de propagação vegetativa, que consiste em reproduzir plantas a partir de partes de matrizes (plantas adultas já estabelecidas).

A conservação de sementes “crioulas”, sementes escolhidas e cuidadas pelos agricultores no próprio ambiente de cultivo foi ensinada pelo Núcleo de Desenvolvimento em Produção e Tecnologia de Sementes (Sementec). Os estudantes também tiveram a chance de entender os movimentos e relações da agricultura familiar e ainda tiveram noções de sustentabilidade ambiental, urbana e rural, com a Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.

O projeto Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) faz parte de uma iniciativa que busca integrar a vida no campo com a permanência da juventude rural na escola. Os jovens passam metade do mês em ambiente escolar e a outra metade em casa, com suas famílias. Esse modelo de sistema educacional valoriza o engajamento junto às comunidades rurais, sem prejuízo ao desenvolvimento do currículo oficial do ensino. Isso contribui para que a agricultura familiar siga fortalecida permitindo aos jovens o aprendizado de técnicas agrícolas sustentáveis e a conclusão do ciclo de estudos do ensino médio.