Uberlândia sedia Jogos do Interior de Minas Paradesporto com recorde de atletas e ações de inclusão social - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Uberlândia sedia Jogos do Interior de Minas Paradesporto com recorde de atletas e ações de inclusão social

JimiP fortalece o esporte no estado reunindo atletas de alto nível com foco em integração e visibilidade

A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será palco da edição 2024 dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP), organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). O evento, com um investimento de R$ 1 milhão, reforça a missão do Governo de Minas de promover a inclusão social e a valorização dos esportes adaptados.

Entre 1/11 e 3/11, os jogos reúnem 598 atletas de 32 municípios, competindo em quatro modalidades: Atletismo, Bocha Paralímpica, Basquete em Cadeira de Rodas 3×3 e Natação.

“Desde a sua criação, o Jimi Paradesporto se destaca por ser uma competição transformadora, provando que o esporte é essencial para a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. Temos vários atletas e medalhistas paralímpicos representando nosso estado que começaram suas carreiras aqui e isso é motivo de muito orgulho”, diz a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.

O JimiP também é um evento que celebra a diversidade e promove a integração. Além das provas esportivas, há troféus e medalhas com inscrições em braile, garantindo acessibilidade. As competições, conduzidas por árbitros profissionais, são estruturadas para incluir atletas com diferentes deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais.

O evento também oferece hospedagem e alimentação gratuitas às delegações, proporcionando um ambiente de competição de alto nível, com a presença de atletas que competiram nas Paralimpíadas, como José Carlos Chagas de Oliveira, convocado para Paris 2024, e Ercileide Laurinda e Poliana Sousa, que representou o Brasil em Tóquio 2021.

Impacto do paradesporto

O JimiP desempenha um papel essencial na mudança de percepção da sociedade em relação às pessoas com deficiência, mostrando seu talento e determinação. Um dos atletas participantes, Cleber Teixeira Júnior, conta que passava por uma depressão antes de se encontrar no atletismo.

“O esporte mudou minha vida e, hoje, o JimiP tem um lugar reservado na minha agenda. Todos os anos faço questão de vir e competir. Depois dos Jogos Escolares, esta foi a competição que me formou como atleta”, conta.

Desde 2022, a competição vem se consolidando como um dos maiores eventos de paradesporto do país. A Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes, tem trabalhado ativamente para promover a prática esportiva para pessoas com deficiência e o apoio aos Jogos do Interior de Minas Paradesporto é uma das principais ações da Secretaria para reduzir custos logísticos e garantir a participação de atletas de diferentes regiões do estado.

A Secretaria também investe na qualidade técnica do evento, garantindo a contratação de uma equipe de coordenação especializada. Essa abordagem contínua, que inclui planejamento, execução e avaliação detalhada, assegura que o JimiP seja cada vez mais estruturado e impactante.

Lina Vitarelli, fundadora e coordenadora da Associação Mineira do Paradesporto, está envolvida na organização e promoção do JimiP desde a sua criação. Para ela, as expectativas para esta edição estão bem altas pela grandeza do evento. Lina explica que, para ela, “é uma alegria imensa poder participar do desenvolvimento do paradesporto no estado. Um evento dessa dimensão é mais uma demonstração de todo o potencial das pessoas com deficiência”, detalha Vitarelli.