O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, lançou nesta quarta-feira (16), o livro “Arte, Cultura e Fé”, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. O livro que trata da evolução do barroco desde as origens europeias até a expressão singular no Brasil colonial, foi dedicado à artista plástica Yara Tupynambá. A cerimônia contou com a presença da artista, de sua filha Ismar, do genro e presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, Geraldo Porfírio da Silva e do vice-presidente David Faria.
Além de Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira é arquiteto e urbanista, especialista em história da arte. Na cerimônia de lançamento do seu novo livro, Leônidas prestou homenagem à artista mineira Yara Tupynambá.
De Montes Claros, Minas Gerais, Yara Tupynambá é uma artista conhecida mundialmente. Recebeu inúmeros prêmios, além de contar com mais de 215 painéis no Brasil e no exterior, muitos deles tombados pelo patrimônio artístico cultural. Foi aluna, professora e diretora da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Na foto, a artista está acompanhada do vice-presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, David Faria, o qual, em conjunto ao secretário Leônidas Oliveira, realizará a curadoria de sua próxima exposição no grande salão Alberto da Veiga Guignard no Palácio das Artes. A exposição apresentará uma retrospectiva de toda obra de Yara e diversas de suas manifestações artísticas, muitas das quais são desconhecidas pelo grande público. A abertura será realizada no dia 7 de novembro.
Sobre o Instituto e Memorial Yara Tupynambá
Idealizado pela artista plástica mineira Yara Tupynambá, o Instituto que integra também seu Memorial é uma instituição sem fins lucrativos, sediado na sua própria casa. O Memorial, previsto pela artista em 2019, no sentido de eternizar seus feitos e o ideal de representar com exclusividade suas obras e manifestações artísticas, amparado nas instruções em manuscritos e documentos registrados, confiadas a seu genro e atual presidente, Geraldo Porfírio da Silva, que acompanha a artista há mais de 5 décadas, o qual foi nomeado para representar seus desejos, surgindo então o Instituto e Memorial Yara Tupynambá como concretização dos desejos e anseios de Yara Tupynambá. A lado do vice-presidente David Luiz Valdez de Faria, e dando continuidade aos ideais da artista, o Instituto tem por finalidade a promoção das artes e dos ofícios, a propagação da cultura, dos costumes e das tradições, entre outras de relevância social, cujos projetos, que levaram seu nome em parceria com o poder público e a iniciativa privada beneficiaram milhares de pessoas em diversas regiões do estado e do país.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)