O deputado estadual Arlen Santiago, médico e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, participou do lançamento do programa Cuidar na Hora Certa nesta sexta-feira, 18/10. O Governo de Minas apresentou a ação para o enfrentamento ao câncer de mama durante coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, entre outras autoridades.
O parlamentar destacou a importância do programa para a área da saúde de Minas Gerais, especialmente para as mulheres. “Garantir às mulheres o rastreio e diagnóstico precoce em casos de câncer de mama é uma necessidade urgente. Recentemente, a Comissão de Saúde discutiu sobre a realização de mamografias, incluindo os desafios enfrentados no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, estamos vendo frutos deste trabalho”, afirmou.
O “Cuidar na Hora Certa” tem como objetivo fortalecer as ações de busca ativa e encaminhamento da população alvo para a realização do rastreamento e detecção precoce de lesões suspeitas de câncer de mama, ampliando o acesso aos exames de mamografia e a outros exames necessários, reduzindo o tempo para realização da biópsia, diagnóstico e diminuindo também o tempo para o início do tratamento, garantindo um acompanhamento em todas as etapas do atendimento. O recurso estadual previsto para o custeio das ações do programa ultrapassa os R$24 milhões, conforme informado na Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.939 e na Resolução SES/MG Nº 9.786, ambas publicadas no dia 16 de outubro, no Diário Oficial de Minas Gerais.
O Deputado afirmou que o programa vai ser fundamental para um tratamento efetivo e melhor qualidade de vida. “Quero deixar meu agradecimento ao Governo de Minas, à Secretaria de Estado de Saúde e aos demais órgãos empenhados nessa iniciativa. Estamos trabalhando nessa questão há bastante tempo e esperamos aprimorar o cuidado com as mulheres do Norte de Minas e de todo o estado. O ‘Cuidar na Hora Certa’ é uma oportunidade importante para garantir que as ações sejam efetivas na promoção da saúde da mulher”, enfatizou Arlen Santiago.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)