Codevasf promove 21º Seminário de Apicultura do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Codevasf promove 21º Seminário de Apicultura do Norte de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 1ª Superintendência Regional (SR) em Minas Gerais, vai realizar, juntamente com o Sebrae Minas, a Emater/MG, a Femap e o Condenm, o 21º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, no próximo dia 17, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Montes Claros. Os interessados poderão fazer inscrição no local a partir das 8h ou acompanhar online pelo link: https://www.youtube.com/live/z4EdoOxCBa8

O tema é a diversificação da produção apícola norte mineira, com destaque para produtos derivados da abelha. Entre eles destacam-se o própolis, o pólen, a cera, a geleia real e o veneno, criando assim novas alternativas para de geração de emprego e renda no desenvolvimento do arranjo produtivo local da apicultura regional.

O público-alvo do evento são apicultores, produtores rurais e fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universidades, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. O diretor da área de Revitalização da Codevasf, José Vivaldo Mendonça, técnicos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e outras autoridades políticas e empresariais participarão da abertura.

O superintendente da 1ª SR da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, afirma que a realização desse seminário vem ao encontro das propostas de desenvolvimento sustentável regional da Companhia no vale do rio São Francisco, sendo mais uma ação na capacitação técnica e gerencial dos apicultores mineiros. “Mobilizações como essa, não só permitem o acesso de pequenos produtores rurais a novas informações, tecnologias e contato direto com compradores, fornecedores de equipamentos e materiais apícolas, mas também proporcionam a oportunidade da troca de experiências com outros produtores”, completa Marco Câmara.

Segundo o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf (1ª SR), Alex Demier, existem hoje no norte de Minas mais de mil famílias de pequenos produtores rurais, que, na atividade da apicultura, produzem em torno de 1.100 toneladas de mel por ano. “Toda essa produção, com investimentos de apoio à cadeia produtiva da apicultura em pequenas comunidades rurais, por meio das ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais, da Codevasf, rende aos produtores mineiros mais de R$10 milhões por ano”, explica Alex Demier.

Sebrae/MG promove curso durante programação

O Sebrae Minas, dentro da programação do Seminário, vai realizar nos dias 15 e 16, um curso com o tema “Introdução à Análise Sensorial de Méis”, proferido por uma das palestrantes e consultora piauiense, Teresa Bastos. Segundo Walmath Magalhães, analista e consultor técnico do Sebrae, essa é mais uma das ações do órgão, por meio do Programa Sobraetec, que tem como objetivo disponibilizar consultorias sobre o manejo e boas práticas na produção de mel. “O nosso objetivo também é apoiar estratégias que favoreçam a visibilidade e a entrada do produto no mercado nacional e internacional”, enfatiza o analista do Sebrae de Minas.

Programação

– 09h30 – “Produção de Própolis” – Rubens Marcelo de Castro – técnico em agropecuária e doutor em ciência animal

– 10h30 – “Cadastro e Sanidade Apícola” – Eduardo Palmiere Lage – médico veterinário e coordenador estadual de programa de sanidade das abelhas do IMA.

-13h – “Análise de Méis e Agregação de Valor” – Teresa Raquel Bastosa – primeira sommeliére de mel do Brasil

-14h30 – “FEMAP e a Apicultura Mineira” – equipe técnica da Federação Mineira dos Apicultores

 “Produção de Pólen – Anselmo Matos Nascimento – apicultor e diretor da Cooperativa dos Apicultores de Canavieiras

A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em 2.688 municípios brasileiros localizados em 16 unidades da federação. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.