IFNMG aciona PF para apurar interferência em aulas remotas - Rede Gazeta de Comunicação
IFNMG aciona PF para apurar interferência em aulas remotas

GIRLENO ALENCAR

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais solicitou que a Polícia Federal investigue a invasão em suas aulas e reuniões virtuais, assim como criou o vídeo da série “Descomplica Aí”, com informações e tutoriais de medidas que podem ser tomadas pelos servidores nos ambientes do Google para evitar essas invasões. No vídeo, os servidores e estudantes são orientados sobre o que podem fazer para evitar essas invasões, como pequenas ações no Google Clasroom, no Google Agenda e no Google Meet, que reduzem bastante a chance disso acontecer.

O vídeo mostra como convidar para as aulas e eventos virtuais apenas os emails dos alunos cadastrados; não permitir que convidados convidem outras pessoas; impedir a participação anônima e o compartilhamento de telas; como fazer para transmitir uma conferência aberta ao público e desativar som e bloquear participante. O vídeo tem o roteiro dos jornalistas Bráulio Siffert e Juliana Paiva, a apresentação e edição de Bráulio Siffert e o apoio de Maria Flávia Pereira Barbosa.

Desde o início da pandemia coronavírus, em março, que impediu as aulas presenciais, o IFNMG passou a realizar as suas atividades pelo sistema remoto. Uma pesquisa realizada recentemente mostra que grande parte dos alunos dos cursos presenciais do IFNMG demonstra interesse em realizar atividades letivas remotas, mediadas por tecnologias digitais, durante o período de distanciamento social. Entretanto, as condições de acesso dos estudantes à internet e a essas tecnologias, bem como conjunturas socioeconômicas, necessidades, dificuldades, desmotivação e influência do ambiente domiciliar evidenciam-se como fatores determinantes que devem ser levados em conta ao se considerar a continuidade e a efetividade dos estudos neste momento de exceção.

Esses são, em linhas gerais, alguns dos resultados apontados no relatório sobre a pesquisa “Condições e expectativas dos discentes do IFNMG frente aos estudos remotos ou a distância durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19”. Participaram da pesquisa 7.201 alunos de cursos presenciais de todos os campi, o que corresponde a 71,2% do total de estudantes matriculados em cursos técnicos das modalidades concomitante, subsequente e integrado ao ensino médio, superiores e de pós-graduação stricto sensu (mestrado). Eles responderam voluntariamente a consulta, que ficou disponível online, pelo Sistema Acadêmico do IFNMG (Cajuí), entre os dias 28 de abril e 18 de maio.

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