O Banco do Nordeste dispõe de R$ 1,4 bilhão em recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para investimentos em inovação de empresas sediadas na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A parceria com a Finep visa atender às demandas com foco em ciência, tecnologia e inovação (CTI) e financiar projetos transformadores de impacto na sociedade.
Com condições diferenciadas e financiamento de até 100% do projeto, os recursos podem ser destinados à aquisição de equipamentos nacionais e internacionais, softwares, matérias-primas e materiais de consumo ligados à prototipagem ou lotes pioneiros, serviços de consultoria tecnológica, treinamento no país ou no exterior, além de despesas com equipe qualificada, marketing e comercialização de produtos inovadores.
O perímetro da Sudene em Minas Gerais é formada por 249 municípios, no Norte do estado, em parte do Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce.
Segundo o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, a parceria com a Finep atende duas metas estratégicas da instituição: diversificar fontes de recursos e estimular a inovação. “A forte retomada da economia está provocando um efeito muito positivo, que é o aumento na busca por recursos. Então o Banco do Nordeste vem firmando parcerias com entidades nacionais e internacionais para disponibilizar mais recursos. Sobretudo na área da inovação, pois o investimento em tecnologia é que vai aumentar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos, gerando valor agregado”, explica.
Uma empresa que prevê melhoria na produção é a Comolimpa Indústria Química, conhecida como ZAB, de Vitória da Conquista, na Bahia. Com atuação no mercado de fabricação de produtos de limpeza e polimento há mais de 29 anos, ela buscou no Banco do Nordeste os recursos da Finep para inovação, visando a otimização e aprimoramento do processo de produção, redução de custos e inclusão de novos produtos com potencial de mercado ainda não explorado.
Com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco do Nordeste dispõe das linhas Inovacred, Inovacred Telecon, Expresso, Conecta e 4.0. Os financiamentos têm prazo máximo de até 132 meses, com até 36 meses de carência. Os detalhes estão no site da instituição.
Os recursos da Finep somam-se às linhas de crédito já existentes no Banco do Nordeste para impulsionar a inovação das empresas da área de atuação da instituição, como o FNE Inovação, utiliza o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)