Oficina de escrita criativa "Montes Claros Literária" conclui primeira etapa - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Oficina de escrita criativa “Montes Claros Literária” conclui primeira etapa

Na última terça-feira (1º), a primeira parte da Oficina de Escrita Criativa “Montes Claros Literária”, promovida por meio de edital municipal, no âmbito da Lei Paulo Gustavo, chegou ao fim. Idealizado pelo acadêmico Gustavo Beckhauser Farias, do oitavo período de História da Unimontes, o projeto foi acolhido e aprimorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários, sob a coordenação da professora Andrea Martins, que também assumirá a coordenação pedagógica da iniciativa.

Ao longo de três meses, universitários e professores da rede pública de ensino selecionados participarão de um aprofundamento nas técnicas de escrita para contos, crônicas e poemas. Em setembro, foram realizadas quatro aulas sob a orientação do professor Emerson Dantas, autor da saga “Herói”, que já conta com dois volumes, “Herói” e “Anverso”, além dos romances “Ad Aeternum” e “O Mausoléu de Borboletas”, e dos livros de poemas “Saturno Came Back” e “Devagar, Coração Incauto”. Dantas também é advogado e tem participação em mais de 15 antologias de circulação nacional.

“Foi muito gratificante receber esse convite, poder compartilhar o que sei e minhas técnicas de escrita. Sinto-me realizado como escritor e professor. Os desafios foram tentar surpreender nossos alunos e estimulá-los a escrever, saindo da zona de conforto, por meio de atividades cada vez mais criativas”, relatou Emerson. Ele destacou a receptividade dos alunos ao conteúdo apresentado nas aulas. “Toparam todas as atividades. Embora às vezes um pouco tímidos, entregaram seus escritos e receberam críticas e elogios com muita humildade”, contou.

Para o professor, o gênero literário é ágil e cativante. “É eternizar um recorte do tempo em breves palavras. Queria que nossos alunos se desprendessem das amarras da insegurança e escrevessem, do fundo da alma, as histórias que pediam para serem contadas. Escrever contos é não deixar pontas soltas… tentei não deixar que esquecessem disso”, explicou. Ele também comentou sobre a dinâmica das aulas. “Cada encontro era uma surpresa diferente. São tantas pessoas, estilos e pontos de vista… a cada leitura, sentia o orgulho crescer.”

Montes Claros Literária

Destinada a aspirantes a escritores, estudantes de universidades públicas e professores da rede pública de ensino, o projeto oferece uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento das habilidades de escrita, por meio de oficinas e discussões críticas, com o objetivo de reescrever textos literários. Os participantes também terão a chance de ver suas obras publicadas, com previsão de lançamento de um livro contendo os trabalhos selecionados durante as aulas.

“É uma ideia tão incrível que não imagino como outras edições não acontecerão. Temos pessoas talentosas demais em nossa cidade. Esta oficina serviu para nos tornar mais fortes e unidos. Lemos contos clássicos, escrevemos textos que nunca imaginaríamos e nos tornamos parceiros na disseminação da literatura do nosso Norte de Minas”, avaliou o professor Emerson Dantas.

Para a professora Andrea Martins, essa é mais uma oportunidade para que os amantes da literatura aprimorem suas técnicas. “A prática é fundamental para quem deseja se aprofundar nas letras. Poder equilibrar teoria e prática em encontros semanais, com a orientação de professores especializados, certamente trará um diferencial para os participantes”, afirma a professora, que inicia na próxima terça (8) a sua parte no projeto, com aulas sobre o gênero crônica. “Iremos finalizar com a professora Maria Aparecida Carvalho, com a oficina de poema”, conclui.