Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a imunidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a imunidade

Pneumologista dá dicas de como proteger a saúde das quedas repentinas nos termômetros

Com os efeitos das mudanças climáticas, o Brasil tem passado por variações bruscas de temperatura, e estas, por sua vez, podem prejudicar a saúde, causando um efeito similar ao de um choque térmico no corpo, favorecendo o surgimento de infecções respiratórias e crises alérgicas.

Resfriados, gripes, sinusites e rinites são as principais doenças que surgem quando o clima esfria abruptamente e, quem possui asma ou bronquite, pode ter o agravamento dos sintomas. O Dr. Mauro Gomes, médico pneumologista, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de S. Paulo e consultor da farmacêutica Glenmark, explica que “o organismo adapta a sua temperatura à do ambiente por meio de vasodilatação, constrição dos vasos sanguíneos e transpiração. Esse mecanismo, quando em pleno funcionamento, evita o choque térmico. Porém, quando falha, atrapalha a atividade das células e enfraquece o sistema de defesa do corpo”.

O médico explica também que maus hábitos também podem desencadear crises alérgicas e proliferação de vírus e bactérias: “Com a queda repentina da temperatura, as vias áreas nasais estão despreparadas para receber o ar frio e podem inflamar. Ao fechar portas e janelas para manter o ambiente aquecido, a situação pode piorar ao diminuir a ventilação do espaço e facilitando o acúmulo de pó e a transmissão de vírus e bactérias”.

A seguir, o Dr. Mauro Gomes lista alguns hábitos que podem minimizar as chances de o corpo sofrer com as mudanças bruscas de temperatura.

Beber água

No frio, temos a tendência de ingerir menos água, o que é um erro. Seja em climas quentes ou gelados, é importante se manter hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, para um melhor funcionamento do sistema de defesa do organismo.

Manter a ventilação do ambiente

Seja em casa ou no trabalho, mantenha as janelas abertas para que o ar circule e não gere acúmulo de pó, ácaros e mofo, que favorecem a proliferação de vírus e bactérias que provocam as infecções respiratórias.

Alimentação saudável

Manter uma dieta rica em nutrientes, com vitaminas, fibras, sais minerais e polifenóis, é importante para fortalecer o organismo contra infecções respiratórias.

Manter o corpo aquecido

Em dias frios, vale manter o corpo aquecido para evitar choques térmicos. Portanto, é indicado se agasalhar com roupas mais adequadas ao clima, e acessórios como cachecóis e toucas.

Uso de medicamentos

Para as pessoas que sofrem com as crises alérgicas sazonais, como rinite e sinusite, o uso de medicamentos antialérgicos alivia os sintomas de espirros, coriza e coceira nos olhos, garganta e nariz, trazendo melhor qualidade de vida, mesmo quando as temperaturas caem repentinamente.

Já para manter a umidade das vias aéreas, o uso de nebulizadores pode aliviar a sensação de secura e irritação. Para quem possui condições como a asma ou bronquite, é importante estar mais atento ao tratamento com os medicamentos prescritos por um profissional médico. Nesse caso, os sprays com medicações inalatórias são indicados por sua ação anti-inflamatória e broncodilatadora, ajudando a aliviar os sintomas, prevenindo as crises e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.