Com polêmica, Santos vence duelo direto e freia reação do América na Série B - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Com polêmica, Santos vence duelo direto e freia reação do América na Série B

Na Vila Belmiro, Santos leva a melhor sobre o América, que reclamou de pênalti não marcado no último lance do jogo

Em duelo direto por acesso à Primeira Divisão, o América foi derrotado por 2 a 1 pelo Santos, neste domingo (15/9), na Vila Belmiro, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vice-líder da competição, o Peixe triunfou com gols de Wendel Silva e JP Chermont. O Coelho, que descontou com Moisés nos acréscimos, cobrou a marcação de um pênalti no último lance do jogo e viu o técnico Lisca ser expulso pela reclamação da possível infração por toque de mão na grande área.

Santos e América na tabela da Série B

Com o resultado, o Santos fica com 46 pontos. O Alvinegro tem um ponto e um jogo a menos em relação ao líder Novorizontino.  Já o América tem 36 pontos. O Coelho, que chegou a liderar a Série B deste ano, é o sétimo colocado e está a quatro pontos de distância do Vila Nova, primeiro time do G4. O revés em Santos freia a reação alviverde na competição depois da primeira vitória no retorno do técnico Lisca – 3 a 0 sobre o Guarani, na rodada passada.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Botafogo-SP. O jogo será nesta quinta-feira (19/9), às 19h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.  Um dia antes, às 21h30, o América recebe o Paysandu no Independência, em Belo Horizonte, também pela 27ª rodada da Série B.

O jogo

O primeiro tempo na Vila Belmiro foi equilibrado e de poucas emoções. Os times atuaram bem fechados. O primeiro lance de perigo saiu em chute de Diego Pituca, de fora da área, aos 23 minutos. Dalberson fez boa defesa e mandou a escanteio. O América respondeu em faltas cobradas por Rodriguinho e Adyson, que pararam nas defesas de Gabriel Brazão. Na reta final da etapa, Giuliano teve duas oportunidades de cabeça, mas não acertou o gol americano.  O Santos voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva. Aos quatro minutos, o Peixe assustou com Wendel Silva depois de trapalhada e falta cometida por Dalberson na risca da grande área. No entanto, na sequência do lance, o goleiro americano se redimiu ao defender o forte chute de Otero na cobrança.  Melhor em campo, o Santos abriu o placar aos 15 minutos. Otero cobrou escanteio da esquerda, Jair desviou na primeira trave, a bola passou pela pequena área, e Wendel Silva completou para a rede: 1 a 0.  Aos 25 minutos, o Santos ampliou com gol de JP Chermont. O lateral-direito bateu rasteiro, cruzado, da entrada da área e acertou o canto direito  A assistente Gizeli Casarilpela marcou impedimento de Gil, que estava à frente de Dalberson no lance, mas o árbitro confirmou o gol depois de revisão no VAR: 2 a 0. Apesar do domínio santista, o América esboçou a reação nos instantes finais do jogo. Aos 48 minutos, Vinicius avançou esquerda e tocou para Moisés. O meio-campista bateu de fora da área, a bola desviou no zagueiro Gil e encobriu o goleiro Gabriel Brazão: 2 a 1. No último lance do jogo, o América pediu pênalti em toque de mão do zagueiro Heyner dentro da área. O árbitro foi ao VAR conferir a jogada, mas não interpretou uma infração, encerrando a partida logo na sequência. Os americanos protestaram bastante, e o técnico Lisca acabou expulso por reclamação.

Santos 2  x 1  América

Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont (Hayner, aos 31 do 2ºT), Jair, Gil e Escobar (Luan Peres, aos 42 do 2T); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Willian); Otero (Laquintana, aos 21 do 2ºT), Guilherme e Wendel Silva (Julio Furch, aos 42 do 2ºT). Técnico: Fábio Carille.

América: Dalberson; Daniel Borges (Moisés, aos 45 do 2ºT), Lucão, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho (Mateus Henrique, aos 45 do 2ºT) e Elizari; Adyson (Fabinho, aos 17 do 2ºT), Rodriguinho (Vinicius, aos 45 do 2ºT) e Matheus Davó (Renato Marques, aos 17 do 2ºT). Técnico: Lisca.

Gols: Wendel Silva, aos 15 minutos do 2ºT; JP Chermont, aos 21 minutos do 2ºT (Santos); Moisés, aos 48 minutos do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Escobar, Otero, Luan Peres e João Schmidt (Santos); Dalberson e Ricardo Silva (América)

Cartão vermelho: Lisca (América)

Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)

Assistentes: Douglas Pagung (ES) e Gizeli Casaril (SC)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

(No Ataque)