PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR | Plano é lançado em Minas e produtores do Norte do estado assinam contratos de crédito com o BNB - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR | Plano é lançado em Minas e produtores do Norte do estado assinam contratos de crédito com o BNB

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 está lançado em Minas Gerais. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 9, na Assembleia Legislativa, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, de autoridades federais e estaduais e de representantes da classe trabalhadora. O Banco do Nordeste esteve presente e foi destaque na solenidade, com a assinatura de contratos de crédito com produtores rurais.

O ministro Paulo Teixeira frisou que o Plano Safra é um instrumento para que a população brasileira tenha acesso a alimento de qualidade na mesa. Paulo ressaltou que os recursos destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) cresceram 50% em dois anos, período em que as taxas de juros para esse público foram reduzidas.

“O objetivo do presidente Lula é que nós tenhamos soberania alimentar, que tenhamos uma sociedade em que as pessoas se alimentem bem. A alimentação é saúde, a falta de alimentação é doença e a má alimentação é enfermidade”, declarou o ministro.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, prestigiou a cerimônia, ao lado de clientes da instituição. “Para o exercício 2024/2025, disponibilizamos R$ 882 milhões para agricultoras e agricultores familiares do Norte de Minas, de parte do Noroeste e dos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. Os contratos assinados hoje já são parte da história que estamos construindo, dando melhores condições de produção a homens e principalmente a mulheres do campo que precisam do nosso apoio”, afirmou o executivo.

Nilda Pinto de Almeida, João José do Nascimento e Izaltina Neves Pereira acordaram cedo para vencer os cerca de 300 quilômetros entre as comunidades rurais onde residem e produzem no município de Lassance, no Norte do estado, e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os três atuam na bovinocultura de leite, já eram atendidos do programa de microcrédito rural do BNB Agroamigo e assinaram novos termos de crédito, na presença do ministro Paulo Teixeira e do superintendente Wesley Maciel.

Além de recursos financeiros, o Agroamigo oferece orientações negociais para pequenos produtores rurais. O limite de crédito por operação no programa é maior para mulheres e na linha de crédito Agroamigo Crescer, do Pronaf B, pode chegar a R$ 15 mil.