Zé Reis pede prioridade na vacinação de professores e suporte no transporte escolar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Zé Reis pede prioridade na vacinação de professores e suporte no transporte escolar

O deputado Zé Reis (PODE) participou na tarde de ontem (24) da reunião da Frente Parlamentar pela Reabertura das Escolas para Atividades Presenciais, junto ao governador Romeu Zema e secretários estaduais para discutir o retorno das aulas em Minas Gerais. Na oportunidade, o deputado Zé Reis solicitou que os professores da rede pública fossem inseridos na lista de prioridade de imunização contra a Covid-19, assim como uma ajuda financeira para as Prefeituras aplicarem no transporte escolar, visando a compra de máscaras e álcool gel.

Zé Reis salientou que o Estado tem se preocupado com a vacinação dos profissionais da linha de frente e, agora com o eventual retorno das aulas, mesmo de forma híbrida por parte dos alunos, estes professores ficarão expostos diariamente ao risco e por isso devem ser adotadas medidas para a vacinação destes.

Outro pedido solicitado pelo deputado Zé Reis é um aporte para as secretarias municipais para que as mesmas possam adquirir máscaras descartáveis e álcool gel com intuito de promover um mínimo de segurança tanto no transporte destes alunos, quanto para a sala de aula. Ele lembrou que existem muitas famílias carentes que poderiam não conseguir arcar com os itens de higiene, uma vez que, em alguns casos, essas famílias não tem conseguido sequer colocar comida na mesa todos os dias. No caso da imunização dos professores, o governador garantiu que essa é uma preocupação contínua do Estado e que serão tomadas todas as providências necessárias.

O Estado também apresentou o novo protocolo de saúde para a volta às aulas presenciais no Estado, por meio de um modelo híbrido, mantendo o ensino remoto. O protocolo aponta a necessidade de um retorno seguro, com regras de distanciamento e de higienização, além de ser facultativo, ou seja, que depende da concordância dos pais para que jovens e crianças frequentem as aulas presenciais. O protocolo também estabelece que o retorno aconteça de maneira gradual e alternada. O relatório foi aprovado na quarta-feira (24/02) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo responsável por monitorar a situação da pandemia no estado.

A volta às aulas presenciais só será permitida aos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do Minas Consciente, plano do Governo de Minas para a retomada das atividades de forma gradual e segura. Além disso, é necessária adesão da prefeitura. Ou seja, ela apenas acontecerá nos municípios onde o retorno às aulas presenciais for autorizado pelo poder municipal, mesmo nas escolas estaduais. Todas as escolas estaduais seguirão o protocolo e a estratégia educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). No caso das instituições de ensino municipais e particulares, cabe a cada município avaliar se deve aderir ao protocolo estadual ou se a prefeitura desejará criar suas próprias regras para o funcionamento. (GA)

%d blogueiros gostam disto: