Campo Experimental tem vídeo 360º para mostrar forrageiras para o semiárido - Rede Gazeta de Comunicação
Campo Experimental tem vídeo 360º para mostrar forrageiras para o semiárido

Fazer uma visita imersiva para conhecer as etapas que envolvem a implantação, manejo, cuidados e utilização das forragens voltadas à região semiárida. Essa experiência agora é possível por meio de uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O tour virtual está disponível no Senar play e apresenta as forragens disponíveis e que se adaptam melhor à região tanto no período chuvoso quanto para a estação seca.

Para facilitar a compreensão, o conteúdo está organizado em dois projetos: Palma Forrageira, com técnicas de preparo do solo, escolha das mudas de palma, plantio, manejo e corte para distribuição aos animais; e Gramíneas para o semiárido, onde são apresentadas estratégias para a utilização implantação e manejo de gramíneas para a região semiárida em períodos chuvosos e estações secas.

O tour virtual também pode ser visualizado com os óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva e próxima da realidade.

Além da versão web, os interessados podem baixar o Senar Play, disponível na Apple Stor e Goggle Play. A navegação é intuitiva e pode ser acessado de forma rápida e fácil em aparelhos celulares e tablets.

O projeto Forrageiras para o Semiárido foi iniciado em 2017, e tem por objetivo avaliar o potencial produtivo de plantas forrageiras às condições de clima e solo do semiárido e a capacidade de resiliência destas plantas às condições de pastejo por ovinos, bovinos de corte e leite. “Também temos o o aplicativo Orçamento Forrageiro, que auxilia o produtor na gestão e no manejo das forrageiras da propriedade. Está disponível gratuitamente para Android e iOS”, explica a responsável técnica pela unidade de pesquisa em Montes Claros, Inêz Silva.

Todas as informações e ferramentas utilizadas no Projeto possibilitam o aumento na renda do produtor e o estímulo à atividade agropecuária com mais qualidade de vida no semiárido.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: