PC conclui inquérito que resultou na operação Tribunal do Templo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

PC conclui inquérito que resultou na operação Tribunal do Templo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito instaurado para apurar a conduta de uma organização criminosa instalada em Rio Pardo de Minas, na região Norte do estado, identificada pela forma violenta que atuava para manter o tráfico de drogas na cidade, por meio de coações e homicídios. Com a conclusão dos trabalhos, 24 pessoas foram indiciadas.

As investigações iniciaram no dia 15 de março, depois que um homem, de 40 anos, foi morto com vários tiros. O crime foi motivado pelo fato de a vítima comprar e fazer uso de entorpecentes de pessoas que não atuavam na organização dos envolvidos. Por isso, ela foi julgada por um “tribunal paralelo” e sentenciada à morte.

Operação Tribunal do Templo

As investigações sobre esse grupo resultaram na operação Tribunal do Templo, realizada em duas fases. Na primeira, deflagrada no dia 30 de maio de 2023, cinco investigados foram alvos de mandados de prisão temporária e outros dois suspeitos, presos em flagrante por tráfico de drogas. À época, foram efetuados oito mandados de busca e apreensão e o sequestro de dois carros.

Já durante a segunda fase da operação, desencadeada no dia 17 de janeiro deste ano, 13 indivíduos foram presos em virtude de mandados de prisão temporária e outros três, em flagrante por tráfico de drogas.

Indiciamentos

De acordo com o delegado João Victor Santiago Lopes Petrone, após a operação, ele representou pela conversão das prisões temporárias dos detidos em preventiva, e o Judiciário acatou o pedido. “Todos os investigados estão presos preventivamente e à disposição da Justiça”, completou.

O delegado ressaltou ainda que o inquérito policial foi finalizado dentro do prazo legal e os investigados foram indiciados por integrar organização criminosa e por tráfico de drogas. “Em razão da conduta, quem participou do homicídio também foi indiciado pela prática”, finalizou Petrone. (Ascom PCMG)

%d blogueiros gostam disto: