ANTT libera construção de nova ponte no bairro JK - Rede Gazeta de Comunicação
ANTT libera construção de nova ponte no bairro JK

GIRLENO ALENCAR

A Agência Nacional de Transportes Terrestres liberou, com quatro anos de atraso, a autorização para a construção da nova ponte com capacidade de receber dois veículos simultaneamente e que interliga os bairros JK e Floresta. Desde o ano de 2016 que a Prefeitura lutava para fazer a obra, mas esbarrou nas dificuldades de negociação inicialmente com a VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, depois com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e por fim com a ANTT. A obra foi liberada, com o projeto elaborado pela Prefeitura implicando que a atual ponte, com capacidade de receber apenas um veículo, será totalmente retirada e no local colocada uma ponte duplicada.

A licitação da obra foi publicada no Diário Oficial, com as propostas devendo ser encaminhadas até o dia 26 de fevereiro. O preço de referência é de R$ 1.165.705,58 e esta obra resolverá o sério problema gerado principalmente no horário de pico, quando se forma um grande congestionamento. A ponte atual foi construída por iniciativa do então empresário Ruy Lage, da então Metalúrgica Norte de Minas, como forma de permitir que os filhos dos metalúrgicos pudessem assistir as aulas na então escola municipal. O projeto inicial seria construir uma ponte ao lado da atual, para permitir a mão dupla. Porém, isso implicaria em impedir o fluxo das locomotivas e vagões ferroviários. Pelo novo modelo, as paralisações serão apenas quando tiver de instalar as vigas, com três horas no máximo.

A Prefeitura de Montes Claros esclarece que a execução das obras de construção de ponte sobre a Linha Férrea na Avenida Minas Gerais nos bairros Floresta e JK, no município de Montes Claros está dentro da política de promoção e melhoramento da mobilidade urbana através de aumento da capacidade de tráfego com a adequação e qualificação das vias para integrá-las ao sistema viário com efetividade e assim melhorando significativamente a segurança, a comodidade e a fluidez do trânsito e tráfego de pedestres, automóveis e veículos de carga, transportes coletivos e de serviços naquela região.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: