Deputado Gil Pereira pede obras do Anel Rodoviário no acordo da Vale - Rede Gazeta de Comunicação

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Deputado Gil Pereira pede obras do Anel Rodoviário no acordo da Vale

GIRLENO ALENCAR

O deputado Gil Pereira solicitou a ajuda do procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, para que as obras do Anel Rodoviário de Montes Claros sejam incluídas na lista de obras a serem realizadas com os recursos do acordo celebrado pela Vale com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Governo de Minas Gerais, no valor de R$37,68 bilhões, para reparação dos danos ambientais e socioeconômicos decorrentes do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019. A maior parte da indenização será utilizada em obras de infraestrutura em todo o Estado, com estimativa de gerar mais de 365 mil empregos diretos e indiretos.

O Anel Rodoviário Norte terá 11 quilometros de extensão e interligará as BRs 135, na saída para Januária com a BR-251, na saída para Salinas e retirará mais de 2.500 caminhões de carga pesada que trafegam dentro de Montes Claros. Isso criará um novo roteiro de fluxo de caminhões que são obrigados a entrar no Distrito Industrial de Montes Claros. “Tendo em vista as necessidades e antigas reivindicações de nossa região, estive em audiência nesta quinta-feira (11) com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, representante do MPMG. Na ocasião, solicitamos sua intermediação e indicação junto ao Estado para que municípios do Norte de Minas sejam contemplados com parte dos recursos oriundos do acordo indenizatório” – explica o deputado Gil Pereira. 

O procurador geral nasceu em Montes Claros, residiu com a família em São Francisco e participou das negociações que celebrou o acordo. O deputado Gil Pereira cita que as demandas históricas da região como a construção da ponte do Rio São Francisco nas cidades de São Francisco, São Romão e Manga; asfaltamento dos trechos entre Pintópolis e Urucuia e também Rio Pardo de Minas e Mato Verde; além da conclusão do Rodoanel Norte de Montes Claros, obras há muito tempo esperadas, poderão tornar realidade mudando definitivamente a infraestrutura do Norte de Minas.