LIVE DO PL
O PL de Montes Claros fez uma reunião na última terça-feira para apresentar seu pré-candidato a prefeito, Maurício da Santa Casa, aos filiados do partido. Acompanhei alguns momentos da live que o PL Moc disponibilizou no Instagram. O tradicional discurso “anti-esquerda” do partido ficou mais para alguns pré-candidatos a vereador. Maurício, embora tenha citado Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Domingos Sávio como referências do que seria um “Brasil ideal”, e tenha feito o uso de passagens bíblicas em suas falas, no contexto do link que há hoje entre o PL e as igrejas neopentecostais, não atacou o Governo Lula.
CRÍTICAS À GESTÃO DA SAÚDE
Sem citar o prefeito Humberto Souto, o vice Guilherme ou a secretária Dulce Pimenta, Maurício pontuou críticas à saúde de Montes Claros, dizendo que é preciso que a assistência seja feita de maneira mais eficiente e que ele tem condições de promover isso. O PL, aliás, tem nova comissão provisória na cidade. O presidente é o ruralista Álvaro Veloso, com o professor Marcos Fábio Martins de vice. A comissão é formada, ainda, pelo próprio Maurício e pela suplente de deputada, Carol Figueiredo, entre outros nomes. De acordo com o partido, a ex-presidente, Aline Bastos, que cumpre medidas cautelares em razão do 8 de janeiro, será presidente de honra.
O FUTURO DA SANTA CASA
Para ser candidato, Maurício terá que deixar a superintendência da Santa Casa, já que o hospital recebe recursos públicos, inclusive municipais. Fica a expectativa se ele voltará ao cargo caso perca as eleições, já que terá o carimbo do maior representante de Bolsonaro em Montes Claros, enquanto a Santa Casa depende de muitas emendas parlamentares, inclusive de deputados da esquerda ou da base de sustentação do Governo Lula, para sobreviver, além dos recursos do Ministério da Saúde. A partir do anúncio público da pré-candidatura de Maurício, há, ainda, expectativa sobre o posicionamento da Arquidiocese de Montes Claros sobre a questão, uma vez que, ao fim e ao cabo, a Igreja Católica é, de fato, a maior responsável pela Santa Casa.
QUENTE OU FRIO
Uma das passagens bíblicas citadas por Maurício na reunião do PL foi a do Apocalipse, Capítulo 3, Versículo 16: “quente ou frio, não seja morno que eu te vomitarei”. Para receber os votos do eleitor bolsonarista, ele não poderá ser morno e tentar se equilibrar numa posição mais moderada. O bolsonarismo não está posicionado numa direita que acena ao centro, como já estiveram, por exemplo, PFL no pós-redemocratização ou PSDB no governo FHC. Para conquistar esse eleitor, Maurício terá que fazer oposição radical ao Governo Lula, entrar de cabeça na pauta de costumes e adotar um perfil bem enérgico, na linha de Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira.
DIREITA TEM OPÇÕES
Caso a candidatura do PL não adote essa postura, os seguidores de Bolsonaro poderão se sentir representados na candidatura de situação, ainda mais considerando que Humberto Souto, grande fiador do projeto Guilherme Guimarães, foi o mais entusiasmado eleitor do ex-presidente em Montes Claros nas últimas eleições.
LENINHA
Neste fim de semana, a deputada estadual Leninha (PT) reúne sua equipe de mandato para fazer um planejamento estratégico imersivo visando as eleições municipais de 2024. Leninha, que foi candidata a prefeita de Montes Claros nas duas últimas eleições, quer entrar com mais ímpeto nas eleições de seus apoiadores na região. Sua expectativa é aumentar aritmeticamente o número de prefeitos em sua base e geometricamente o número de vereadores.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)