TJMG realiza primeiro teste do novo sistema de votação eletrônica - Rede Gazeta de Comunicação
TJMG realiza primeiro teste do novo sistema de votação eletrônica

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nessa sexta-feira (8/3), no Auditório do Tribunal Pleno, da simulação do novo sistema de votação eletrônica, que será usado nas eleições do dia 22 de abril para escolha dos novos membros da Direção do TJMG. A nova tecnologia usa tablets. A votação, além de presencial, poderá ser feita remotamente.

Também participaram da simulação 120 servidoras e servidores, sendo 80% presencialmente e, o restante, de forma remota. No dia da eleição, serão disponibilizadas 20 cabinas contendo um tablet em cada, com o nome dos candidatos às eleições. Após votarem, desembargadoras e desembargadores terão seus nomes destacados na cor verde no telão do Auditório do Tribunal Pleno. A votação remota será feita pelo celular ou tablet, usando aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

O presidente José Arthur Filho classificou o novo sistema como sendo seguro e eficiente. “Achei o sistema espetacular. É seguro, rápido, objetivo e autoexplicativo”, disse.

Na segunda-feira (11/3), o TJMG fará um novo teste com as desembargadoras e os desembargadores do Tribunal Pleno. Nesse mesmo dia, será escolhida a lista tríplice de advogadas e advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG) à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Apesar do teste do novo sistema, nos tablets, a formação da lista tríplice da OAB-MG ocorrerá por meio de urnas cedidas e parametrizadas pelo TRE-MG.

Intuitivo

Para o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, que participou do teste nesta sexta-feira (8/3), o novo sistema é intuitivo e simples. “Haverá redução no tempo de votação, mantendo a segurança que temos com o sistema experimentado pela Casa há muito tempo. A tendência é que desembargadoras e desembargadores destinatários do projeto tenham uma excelente experiência”, afirmou.

A servidora Cláudia Garcia Elias, que atua no TJ Cultural, disse que achou fácil o novo sistema: “É um processo excelente, intuitivo e rápido. Acho que vai acelerar o processo de votação.”

De acordo com a assistente de Direção Superior, Keren Alcântara, a iniciativa do TJMG em fazer testes antes da votação oficial, no dia 22 de abril, é excelente: “É muito importante fazer esse teste para verificar como o sistema funcionará.” (Ascom TJMG)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: