Dia de Iemanjá será comemorado em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dia de Iemanjá será comemorado em Montes Claros

A Coordenadoria da Igualdade Racial de Montes Claros com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial, da Juventude do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (JCENARAB) e das casas de religião de Matriz Africana de Montes Claros, realizará no sábado (3), na orla da Lagoa dos Patos, no Parque Municipal Milton Prates, uma homenagem a Iemanjá, cujo dia é comemorado em 2 de fevereiro.

O evento acontecerá entre 8 horas e meio-dia, com apresentações artísticas dos membros de terreiros de Umbanda e Candomblé, além de oferendas e procissão com andor do orixá, na orla da lagoa. “O intuito desta manifestação é para acabar com o preconceito e a intolerância religiosa, além de ser mais uma maneira de expressar publicamente a fé e dar visibilidade às religiões de matriz africana”, comentou.

O responsável pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Montes Claros e presidente do Conselho de Igualdade Racial, José Gomes Filho, sugeriu que os participantes compareçam com vestimentas brancas e levem rosas para a festividade, em vez de outros itens, para evitar a poluição. “Festejar Iemanjá é respeitar a liberdade de crença e dizer não à intolerância religiosa”, sintetizou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.

Conhecida como a “rainha do mar, nascida das águas”, seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são como peixes”. Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matriz africana. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros. (GA)

%d blogueiros gostam disto: