Projeto Isac implementa o Projeto ‘Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora’ - Rede Gazeta de Comunicação
Projeto Isac implementa o Projeto ‘Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora’

O Projeto Isac está implementando o projeto ‘Conexão Inclusiva, Educativa e Transformadora’, que tem como objetivo geral implantar um laboratório de informática para atendimento de 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ ou risco social cadastradas na instituição, visando contribuir com a erradicação do trabalho infantil, diminuição de evasão e déficit escolar na região sul de Montes Claros, através da parceria com o projeto voluntariado Banco do Brasil, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O projeto foi prorrogado até 30 de junho de 2024 e foi criado tendo em vista a situação de vulnerabilidade que encontram as famílias atendidas pelo projeto ISAC, o déficit, evasão escolar e o crescente aumento do trabalho infantil, violências intrafamiliar, aumento dos casos de crianças e adolescentes com transtornos TDAH, TEA e outros.

A coordenação da instituição juntamente com a equipe técnica criou o ‘Projeto conexão inclusiva, educativa e transformadora’ cuja proposta visa a inclusão de crianças e adolescentes a partir dos sete anos de idade nas aulas de informática e sua conexão ao mundo digital de forma que possa contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial e  melhorar o rendimento escolar, combater a evasão, o déficit e proporcionar a criança  e adolescentes a  oportunidade de alfabetização, mudança, transformação e crescimento psicossocial adequado,  principalmente do afastamento da criminalidade e dos riscos sociais que aumentaram bastante nesse período de pandemia, entre eles  o  vilão é  o trabalho infantil. 

Através desde projeto a instituição pretende adquirir 11 computadores novos, uma impressora e contratar um professor de informática e um educador social para auxiliar as crianças e adolescentes nas tarefas, trabalhos escolares e nas atividades atreladas à informática. Além das aulas de informática, a instituição pretende desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem com as crianças que ainda não conseguiram aprender a ler, devido o déficit de atenção (TDAH e TEA) entre outros casos. Somente em 2023 ocorreu o registro de oito casos. Além do ensino pretende-se acompanhar essas crianças e adolescentes através da intervenção do serviço social e da psicologia para encaminhar as famílias dessas à rede de assistência do município. O laboratório de informática é de extrema necessidade nesse novo contexto, uma vez que, suas famílias não possuem meios para arcar com professores particulares, cursos de formação profissional devido a condição econômica, principalmente nesse tempo pós pandemia da Covid-19 onde as vulnerabilidades agravaram. (GA)

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