Montes Claros cria Semana sobre a Síndrome de Burnout - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros cria Semana sobre a Síndrome de Burnout

O Município de Montes Claros contara com Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização Sobre a Síndrome de Burnout, conforme projeto de autoria do vereador Elair Gomes e que será apreciado hoje (19), na Câmara Municipal. Fica instituída a Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização Sobre a Síndrome de Burnout no Município de Montes Claros, a ser comemorada na semana que compreende do dia 15 de outubro anualmente.

A Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização Sobre a Síndrome de Burnout tem como objetivos: combater o preconceito; oferecer aos munícipes informações sobre a síndrome de Burnout, suas causas, sintomas, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Ainda informar meios de tratamento disponíveis na rede municipal de saúde de Montes Claros; divulgar os avanços obtidos em diagnóstico e tratamento dessas doenças; fomentar medidas governamentais a serem difundidas em unidades básicas de saúde do município, voltadas para o diagnóstico e tratamento dessas doenças;  informar e incentivar empresas a tomarem medidas que previnam o desenvolvimento da síndrome de Burnout nos seus empregados.

Durante estas comemorações da Semana de Orientação, Prevenção e Conscientização Sobre a Síndrome de Burnout poderão ser realizadas campanhas publicitárias e institucionais visando a conscientização da população sobre o essas doenças, sintomas, diagnóstico e tratamento.  A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.  A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. (GA)

%d blogueiros gostam disto: