Unimontes realiza o processo seletivo da história da universidade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Unimontes realiza o processo seletivo da história da universidade

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou no domingo (10), o Vestibular Próprio com um total de 39.168 inscrições e que torna o processo seletivo com o maior número de inscritos na história da Universidade, para preenchimento de 2.734 vagas em 68 cursos (divididos em dois grupos) para o ano de 2024.

Os trabalhos de elaboração das provas foram desenvolvidos pela Comissão Técnica para a Organização e Acompanhamento dos Processos Seletivos no âmbito da Unimontes (Coteps).

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago agradeceu a confiança da comunidade. “O momento é ímpar pela realização de um sonho com o retorno do Vestibular Próprio da Unimontes e também de agradecer a todos que depositaram sua confiança na Universidade ao tentar o processo seletivo, e dizer, que preparamos tudo com muita seriedade e carinho para dar igualdade de condições na disputa para todos os candidatos. Desejo boa sorte a todos os candidatos”, comentou

A presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães acompanhou de perto a execução de todas as etapas. “A sensação é de missão cumprida mesmo que o processo seletivo ainda não tenha sido encerrado. Toda a equipe em total dedicação, a aplicação das provas ocorreu tranquila em todos os campi e locais disponibilizados, sem registro de ocorrências graves durante o período”.

Ela completa que o processo seletivo contou com participação de candidatos dos 26 estados brasileiros e de outros países como Alemanha, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Guiné Bissau, Portugal, Polônia e Venezuela.

Os candidatos ao vestibular próprio da Unimontes foram distribuídos em dois grupos, concorrendo às vagas para as entradas na instituição nos dois semestres de 2024. Pelo sistema adotado, o mesmo candidato teve a oportunidade de concorrer a vagas em dois cursos iguais ou diferentes no mesmo processo seletivo, para entradas em semestres diferentes.

Foram recebidas 20.103 inscrições para o grupo 1, cujos candidatos realizaram as provas pela manhã (8h às 12h), e foram registradas 19.065 inscrições para os cursos do grupo 2, que realizaram as provas também no dia 10 de dezembro, no período da tarde (15h às 19h).

A aplicação das provas ocorreu em Montes Claros e nas demais cidades onde a instituição possui Campi: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Os portões de todos os prédios em que ocorreu a aplicação das provas foram abertos às 7h da manhã para os candidatos que fizeram as provas do Grupo I e às 14h para os candidatos que fizeram provas do Grupo II.

A servidora pública federal Amanda Guimarães veio da cidade de Curvelo para acompanhar o filho Henrique Guimarães durante as provas. A mãe comentou a escolha do filho e o processo seletivo. “Ficamos sabendo da volta do vestibular através das redes sociais da Unimontes e optamos por vir para Montes Claros pelo nome de referência e a tradição que a Universidade tem. A organização para este vestibular está de parabéns. Tudo muito bem organizado. Meu filho está muito animado com a possibilidade de estudar aqui e achou as provas mais práticas com o conteúdo especifico para cada área e com um ótimo tema para a redação.”

Já a estudante Lara Fernanda Ribeiro Ruas, participou do vestibular como trainee já que cursa o segundo ano do Ensino Médio. “Resolvi fazer a prova deste ano para me preparar para o próximo vestibular. Achei a prova bem elaborada e mais condizente com o formato de avaliação. A redação também teve um tema excelente. Também gostei muito da organização dos prédios e local de provas. Isso me deixou bem mais tranquila para participar do processo.”

A segurança também foi um diferencial no processo, como explica a presidente da Coteps. “O processo de elaboração e impressão das provas foi realizado com todo cuidado para não ter interferência de outras pessoas, por uma equipe restrita. No dia do vestibular, foi realizada a coleta digital do candidato e posterior à matrícula desse acadêmico, será feita outra coleta para conferência. Além da segurança dos campi e apoio das polícias militar e civil em todos os prédios e localidades onde serão aplicadas as provas”, explicou a presidente.

O trânsito interno e externo de acesso a Universidade foi monitorado pela MCTrans com apoio da Prefeitura de Montes Claros.

De acordo com o edital, 80% das vagas dos cursos da instituição foram oferecidas no seu vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu/MEC. A Unimontes mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total). Além de contemplar egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, a Universidade destinará um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

As provas tiveram dois temas para a redação

Grupo I – A Branquitude como lugar de normatividade, a partir das normativas raciais eurocêntricas, que negam ou limitam, nas escolas brasileiras, nos livros, o conhecimento aos aspectos da história e da cultura africanas, desvalorizam a ancestralidade histórica, literária, filosófica, científica da África, bem como desvalorizam as estéticas e as religiosidades negras, e perpetuam o privilégio branco.

Grupo II – Qual deverá ser a função da escola como instituição que pode ganhar dimensões profundamente significantes de formação da cidadania para as gerações futuras, diante do quadro de instabilidades sociais, de violências as mais diversas, com as quais o mundo tem convivido ao longo desses dois últimos séculos?

A Coteps divulgou o Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha, ontem dia 10/12 após o seu encerramento das aplicações das provas, no sítio eletrônico www.coteps.unimontes.br. (FABRÍCIA ANDRADE)

%d blogueiros gostam disto: