Educação apresenta medidas adotadas para promover a cultura da paz - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Educação apresenta medidas adotadas para promover a cultura da paz

A secretária municipal de Educação de Montes Claros, Rejane Veloso apresentou as medidas adotadas pelo município para promover a cultura da paz, em evento realizado na noite de sexta-feira, durante a premiação da etapa regional do concurso internacional do Cartaz sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube Montes Claros Sertanejo. O evento premiou alunos das escolas da rede pública de ensino de Montes Claros, Glaucilândia, Janaúba, Itacambira e São Francisco. 

“Estamos felizes com a oportunidade de desenvolver essa atividade em nossas escolas e promover a reflexão, de forma lúdica, sobre um tema tão importante, que é a paz no ambiente escolar. Nos últimos anos, o município vem investindo fortemente para melhorar as estruturas de segurança nas unidades escolares, na formação dos profissionais para lidar com situações adversas, e também na orientação dos alunos e toda a comunidade escolar em relação à cultura da paz, e o concurso do Lions só vem fortalecer essas iniciativas”, avalia a secretária.

Neste ano, o concurso teve como tema “Ouse sonhar”, reunindo estudantes de 40 escolas das redes municipal e estadual de ensino. Durante a cerimônia, Felinto Vieira Neto, presidente do Lions Clube Sertanejo, destacou que o concurso visa incutir na consciência das crianças e adolescentes a cultura da paz. “A paz, como diz Gandhi, por ela ser tão perfeita, é muito difícil de alcançar. O Lions tem a paz como um dos seus pilares, perfil de realização, e o concurso é uma forma de fortalecer esse pilar tão importante”, destacou.

A coordenadora do concurso, Vera Lúcia Mendonça Alves, explica que o Lions Clube Sertanejo promove o concurso desde 2018, sempre em parceria com as escolas públicas do município. “Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino que nos concedeu mais essa oportunidade de divulgar e realizar esse concurso tão importante e, por meio dele, poder disseminar a paz, que é o objetivo do Lions”, destacou.

Após a avaliação dos trabalhos participantes do concurso, os jurados elegeram um Cartaz da Paz por escola. Os alunos finalistas receberam como prêmio troféu e certificado. As escolas e o professor orientador também foram premiados com troféu e certificado. Os trabalhos finalistas irão participar da etapa estadual do concurso, em Belo Horizonte, podendo chegar à representação nacional da fase final do concurso, nos Estados Unidos.

Uma das finalistas é Ketelyn Tainá Ferreira de Souza, aluna da escola municipal Alexandre Martins Durães, da comunidade rural de Vila Nova de Minas, que ficou muito emocionada ao receber a premiação. “Estou muito feliz com essa oportunidade”, comemorou.

A diretora da escola, Rita de Cássia Maia Barbosa, também destacou a emoção de participar do concurso. “É um prazer imenso participar desse projeto tão grandioso que fala sobre a paz, ainda mais quando nossa aluna do sétimo ano recebe a premiação, uma aluna da zona rural sendo premiada e indo representar nosso município na etapa de Belo Horizonte. Realmente, é uma grande emoção”, reiterou.

Para a diretora da escola municipal Jason Caetano II, Leila Robéria Nunes da Silva, o concurso é muito importante para promover a reflexão sobre a cultura da paz. “A escola está inserida em um espaço de muita vulnerabilidade social e o debate sobre a cultura da paz, principalmente nos tempos atuais, contribui para que os alunos reflitam sobre essa questão e vivam com mais tranquilidade”, explica.

O diretor da escola municipal Rotary São Luiz, Daniel Pacheco, também destaca a importância do debate sobre a paz nas escolas nos dias atuais. “É um projeto extremante importante, tendo em vista os últimos acontecimentos no país em relação à segurança nas escolas”, avalia. (GIRLENO ALENCAR)