Macaúba é tema de palestra em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Macaúba é tema de palestra em Montes Claros

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 8h30, no Auditório Osmani Barbosa no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a Palestra “Cultura da Macaúba e sua integração num processo industrial”, proferida pelo Engenheiro Agrônomo José Carlos Fialho Resende.

Ele é formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Fitotecnia pela UFV e Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura pela USP/CENA. É pesquisador da EPAMIG desde 1993, atuando nas áreas de Grandes Culturas, Biotecnologia, Fruticultura, Produção de Sementes e Mudas e Espécies Oleaginosas. Foi coordenador da EPAMIG em três projetos financiados pela Petrobras, além de outros pela FAPEMIG, com espécies produtoras de óleo.  É membro do Comitê Estadual de Política de Biodiesel do Estado de MG. 

José Carlos, há registros da cultura da Macaúba nos Municípios de Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus, Brasília de Minas e Ibiaí, no Norte de Minas.

Os temas abordados são: Conceito moderno de Bioeconomia; Bioeconomia na prática; o Brasil e as vantagens comparativas para Bioeconomia; Macaúba- uma das mais promissoras cadeias da Bioeconomia brasileira; Caraterização da planta de macaúba e seu potencial econômico – mercados; Criação da cadeia – Planejamento estratégico – Agro extrativismo; Agricultura Regenerativa; Biorefinarias de pequeno porte; e Cluster.

Segundo José Carlos, há registros da cultura da Macaúba nos Municípios de Montes Claros, Mirabela, Coração de Jesus, Brasília de Minas e Ibiaí, no Norte de Minas. Mas não há catalogação da quantidade existente da Palmeira na região. 

Somente da Cooperriachão vivem mais de 400 famílias da exploração extrativista. “Precisamos conscientizar a população do potencial da macaúba aqui na Região. Além de seu óleo, outros produtos provenientes dessa espécie, que são superiores podem ser explorados, Também é possível a substituição do óleo de mesa”, informou o pesquisador.

O evento conta com o apoio da Emater, Codevasf, Cooperriachão, Banco do Nordeste e Prefeitura de Montes Claros. É patrocinado pelo Sicoob Credinor, Sindicato dos Produtores Rurais e pela Sociedade Rural de Montes Claros.

As inscrições gratuitas e podem ser feitas no início do evento.

Programação

9h – Abertura com o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso; o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Alexandre Aguiar Rocha e; o presidente do Sicoob/Credinor, Dario Colares.

9h15 – Palestra

10h30 – Debates – Debatedor: Danilo Colares

11h – Elaboração de um Plano de Ação, visando implementar e acompanhar as atividades propostas e discutidas.