No mês que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Editora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) irá lançar mais o livro “Educação para as Relações Étnico-Raciais: Reflexões e Práticas no IFNMG” obra que foi elaborada pelos NEABIs da instituição com o incentivo da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O livro, organizado pelo professor Johnisson Xavier Silva e pela professora Vanessa Gomes de Castro, reúne uma variedade de autores, incluindo representantes quilombolas e do movimento negro e indígena, estudantes, quilombolas, pesquisadores e professores de todos os campi do IFNMG.
“O objetivo é apresentar as pesquisas e práticas de extensão e ensino relacionadas à temática étnico-racial na instituição, fortalecendo a luta por direitos e emancipação”, relata Xavier. A relevância deste livro transcende as paredes da instituição, beneficiando não apenas a comunidade interna, mas também as comunidades do Vale Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri, que abrigam um número significativo de populações negras, indígenas e quilombolas. A obra proporciona o acesso a pesquisas e práticas bem-sucedidas que dialogam com esses grupos, contribuindo para as lutas por direitos e igualdade.
O livro é uma extensão das atividades do projeto de pesquisa “Ações Afirmativas no Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG: Avanços e Desafios”. Embora esteja vinculada às ciências humanas, possui uma abordagem interdisciplinar e pode ser útil para todas as áreas do conhecimento. As relações étnico-raciais e a construção de uma educação antirracista são temas de relevância universal, e esta publicação busca disseminar conhecimento de forma acessível e clara.
A acessibilidade, também, é um dos pontos fortes deste livro, como destaca o escritor. “Embora apresente resultados de pesquisas acadêmicas, ele foi escrito de maneira a ser compreendido por públicos diversos, indo além de especialistas no campo. A intenção é tornar o conhecimento sobre relações étnico-raciais amplamente acessível e útil para todos aqueles interessados no tema”, comentou.
O lançamento é um passo importante na promoção da igualdade e na disseminação do conhecimento sobre relações étnico-raciais e educação antirracista. A Editora do IFNMG celebra o esforço dos autores e a importância desta obra, esperando que ela tenha um impacto significativo na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)