Cintra Vivo encerra atividades neste ano na Praça das Tilápias - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cintra Vivo encerra atividades neste ano na Praça das Tilápias

Foi realizado na manha de ontem, em Montes Claros, o encerramento do Projeto ‘Cintra Vivo’ em evento na Praça das Tilápias, no bairro Cintra. Depois de oito meses de atividades, professores e alunos foram premiadas nas categorias de melhores Redações do Ensino Fundamental e Médio, e os melhores Desenhos das Séries Iniciais, com o tema Córrego do Cintra. O evento seria realizado no dia 27, mas foi adiado para ontem. No dia 16 de setembro ocorreu o lançamento no parque João Botelho.

O projeto “Cintra Vivo” foi criado em 2016 com foco na urbanização deste córrego, que corta vários bairros da cidade. A iniciativa agora é do instituto vigilantes do norte, com apoio do conselho de veneráveis do Norte de Minas e das lojas maçônicas Arlindo dos santos e vigilantes do norte, além da receita federal.

O coordenador geral do projeto, Gilson Fróes, explica que em 2016 a maçonaria tomou a iniciativa de criar o projeto “ação solidaria”, que estimulava os calouros do ensino superior de montes claros a trocarem os trotes pejorativos e muitas vezes agressivos por ações sociais, como o combate aos focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, pois na época Montes Claros enfrentava um surto de infestação do mosquito, além do plantio de mudas e outras ações. Foram mais de 5 mil mudas plantadas no parque da lapa grande, em parceria com a Ovive.

Na época os moradores dos bairros cortados pelo córrego Cintra alertaram que o combate aos focos do mosquito aedes aegypti, passava pela urbanização do local. A prefeitura fez a urbanização do trecho do córrego entre as avenidas Dulce sarmento e governador Magalhães pinto e depois da avenida coronel Luiz Maia até a avenida Dulce Sarmento, criando um novo corredor de mobilidade urbana na cidade, além de construir  a  ponte na sequencia da rua monte plano e urbanizar a Praça das Tilápias.

Isto levou a criação do projeto Cintra Vivo, com apoio das escolas da área de jurisdição, como Armênio Veloso, Simeão Ribeiro, vereador Francisco Toffani e Felício Pereira de Araujo. Agora, com o programa de investimentos do cidadão, a expectativa é que todo traçado do córrego seja urbanizado. A grande expectativa é que neste domingo, durante o evento, sejam anunciadas os investimentos. (GA)