FAPI 2023 - Indústria mineira precisa buscar regularização ambiental para prevenir multas de fiscalização - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FAPI 2023 – Indústria mineira precisa buscar regularização ambiental para prevenir multas de fiscalização

A fase de fiscalizações da edição 2023 do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi) começará no dia 20 de Novembro. Este ano o foco são as empresas dos setores de Rochas Ornamentais, Usina Solar Fotovoltaica, Fabricação de Cerâmica Vermelha e Fabricação de Móveis de Madeira, buscando a regularização e gestão ambiental.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado em parceria com a FIEMG e Sindicatos e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais com o objetivo de informar, instruir e sensibilizar os empreendedores das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

Para se beneficiar do FAPI, evitando multas, a empresa presida aderir ao programa. Para isto, as indústrias devem acessar o site oficial do programa pelo link: https://www.fiemg.com.br/area-de-interesse/sustentabilidade/fapi-2023/ . Em seguida, preencher um formulário próprio em que solicita o atendimento da FIEMG, que é feito de forma gratuita. As indústrias que estiveram regulares devem realizar o autodiagnostico ambiental. Já as que tiverem pendências, devem iniciar o processo de regularização ambiental, junto à SEMAD. Após esses procedimentos, ele irá obter o Selo Digital de Adesão e deverá aguardar com tranquilidade a Fiscalização Ambiental Preventiva (SEMAD e PMMG).

Para orientar as empresas sobre algumas obrigações, a FIEMG vai realizar duas oficinas que poderão ser assistidas de forma online. A primeira será no dia 27 de outubro, das 09h às 12h, com o tema Usos Florestais. A segunda será sobre no dia 31 de outubro, também das 09h às 12h, sobre o tema Resíduos Sólidos. Para o público geral a transmissão será pelo Youtube (youtube.com/meioambienteminasgerais), inclusive o envio de perguntas. E não precisa de inscrição prévia.

A Analista Ambiental da FIEMG Regional Norte, Laila Tupinambá Mota, esclarece que é muito importante que as empresas dos ramos a serem fiscalizados procurem a FIEMG para se orientar e regularizar os empreendimentos para evitar multas.

%d blogueiros gostam disto: