MG acumula 171 mil postos de trabalho formais criados nos primeiros oito meses - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

MG acumula 171 mil postos de trabalho formais criados nos primeiros oito meses

Minas Gerais registrou saldo positivo de 171,3 mil postos de trabalho formais nos primeiros oito meses do ano, com destaque para os setores de serviços e indústria. Somente em agosto, foram 15,2 mil novas vagas com carteira assinada, o que contribuiu para o resultado positivo também no Brasil.

Os números constam em Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado com base no levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

No Brasil, a taxa de desemprego registrou 7,8% em agosto, recuo de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em maio. É o menor nível de desemprego para o período desde 2014.

“O que nós podemos observar é o recuo da taxa de desemprego e o avanço do rendimento médio real, muito puxado pelo crescimento do mercado formal de trabalho. Isso significa que as pessoas estão indo para o mercado de trabalho, estão procurando e encontrando emprego e, especificamente neste mês de agosto, há aumento das formalizações e do rendimento médio real nos patamares do período pré-pandemia”, analisa o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva.

Segundo o economista, os resultados deverão seguir positivos em 2023. “Em Minas, as perspectivas são um pouco melhores, porque o mercado de trabalho e as atividades econômicas têm sido mais resilientes aqui do que no restante do país. Além disso, temos eventos, como as festividades de dezembro, que favorecem o nível de contratações”, completa.

%d blogueiros gostam disto: