SAMU completa 20 anos de serviços prestados no Brasil e 17 em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

SAMU completa 20 anos de serviços prestados no Brasil e 17 em Montes Claros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou 20 anos de implantação no Brasil, 17 anos em Montes Claros, e 14 de forma regionalizada, sob a administração do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte. O SAMU Macro Norte é o primeiro regionalizado do Brasil.

O SAMU faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências (Portaria do Ministério da Saúde nº 1.863, de 29 de setembro de 2003). O documento prevê que o “SAMU 192, com suas unidades de Suporte Avançado e de Suporte Básico de Vida, responderá às necessidades de nossa população, oferecendo a melhor resposta de pedido de auxílio através de Centrais de Regulação Médica. O médico regulador poderá dar um conselho, uma orientação, ou deslocar uma equipe com médico e enfermeiro e todos os equipamentos de uma UTI. A liberação de cada recurso será específica para a necessidade de cada paciente”.

O SAMU em Montes Claros teve início como serviço municipal, em 2006. Com a Portaria do Ministério da Saúde nº 129, de 27 de janeiro de 2009, e a organização da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, em 2008, foi criado o SAMU Macro Norte, que passou a compreender uma área de atuação formada pelos 86 municípios do Norte de Minas, beneficiando cerca de 1,7 milhões de pessoas distribuídas em 122 mil km², uma área apenas um pouco menor que a Inglaterra, diga-se de passagem.

Antes da implantação do SAMU, uma pessoa que sofresse um acidente vascular cerebral em sua residência, por exemplo, muito provavelmente seria levada até a unidade hospitalar mais próxima pelos familiares e só receberia atendimento especializado adequado quando finalmente chegasse ao local. Ainda existia a questão da disponibilidade de vaga no momento e essas peculiaridades levariam preciosos minutos que poderiam interferir nas chances de cura e recuperação do paciente e até mesmo de sua sobrevivência.

Hoje, o Complexo Regulador do Cisrun/SAMU está localizado em Montes Claros, onde funciona a Central de Regulação. O serviço ainda possui 44 bases descentralizadas – estrategicamente distribuídas na região – com 60 unidades móveis de atendimento, sendo 48 Unidades de Suporte Básico (USB) e 12 Unidades de Suporte Avançado (USA), 02 motolâncias e 01 helicóptero que é operado em parceria com o Corpo de Bombeiros. (Ascom SAMU)

%d blogueiros gostam disto: