Nesta quarta (27) de setembro, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, promoveu reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti e os presidentes e secretários executivos dos consórcios que gerenciam os serviços de urgência e emergência (SAMU) em Minas Gerais, na sede do BDMG, em Belo Horizonte. Também participou o secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior. O objetivo foi apresentar estudo sobre a situação financeira dos consórcios e pleitear condições para garantir sustentação ao funcionamento dos serviços do SAMU em Minas Gerais.
O estudo apresenta concretas informações financeiras com valores atualizados, apurados a partir da consolidação dos dados referentes ao custo unitário de cada um dos componentes do SAMU 192 Regional, apresentado por todos os consórcios mineiros. De acordo com os números apresentados, os municípios, que já arcam com parte dos recursos para o serviço, podem ver aumentar em mais de 60% seus gastos.
“Já fiz parte também como presidente de consórcio de urgência e emergência, e vimos a necessidade de fazer esse alinhamento, mostramos para o secretário estadual de saúde e para o representante do Ministério de Saúde, que nós queremos simplesmente o equilíbrio financeiro para que o serviço não pare no estado de Minas Gerais. E mesmo assim, demonstramos mais uma vez a importância que é o SAMU para a atenção de urgência e emergência em todo o território mineiro”, destacou o presidente da AMM.
Para Dr. Marcos, há uma total concordância sobre o processo qualificado do SAMU em Minas Gerais, operados por consórcios, liderados pelos prefeitos, com secretários executivos compromissados e competentes, independente de bandeiras partidárias. As solicitações foram bem recebidas e serão levadas em consideração pelos governos estadual e federal.
O secretário do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, elogiou a iniciativa da AMM e a concordância da Secretaria de Estado da Saúde, de buscar na ponta, onde as coisas acontecem, em um estado diverso, complexo e gigante como Minas Gerais, as experiências concretas para aperfeiçoar o SAMU no Brasil. “Levo daqui várias sugestões, todas pertinentes, para aperfeiçoarmos uma determinação clara do governo federal sobre os SAMUs no Brasil todo. Temos plena concordância sobre o caminhar do consórcio em Minas Gerais”, disse. Fábio Baccheretti também elogiou a iniciativa e elogiou que os consórcio de SAMU são um modelo de sucesso em Minas Gerais e que deve ser realmente reaplicado em outros estados. “E saímos aqui com bons encaminhamentos, com consenso que nós estamos indo no caminho certo. Então o estado de Minas está com o compromisso de rediscutir toda essa política para que a gente entregue ainda melhor esse serviço para a população. Hoje nós estamos universalizando o SAMU, nós já estamos com 85 % do território coberto e chegaremos logo em 100% com o SAMU terrestre e SAMU aéreo”, destacou. (Ascom AMM)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)