A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou as novas funcionalidades do Diário Escolar Digital (DED) e a aprimoração de sistemas, como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), plataforma de gestão de planejamento da rede estadual, nessa quarta-feira (27).
O anúncio, com direito à navegação pelas novas interfaces, aconteceu durante a live Conectando o Saber: Integração, Tecnologia e Informação, liderada pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e membros das equipes da Assessoria de Inovação da SEE/MG e da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), responsáveis pelas mudanças que objetivam facilitar e empoderar os processos na rotina escolar de estudantes, professores e especialistas.
A partir de 2024, o novo DED estará disponível para todos os professores da rede, com uma interface moderna e funcional, tornando a rotina dos professores mais dinâmica e atrativa no controle de atividades e frequência dos estudantes.
Além disso, o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) vai contar com o uso de inteligência artificial “Fale com a Gi”, respondendo dúvidas dos usuários em tempo real; Caixa Escolar online; módulo próprio para gestão das atividades desenvolvidas nos Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), além de outras novidades que serão incorporadas no decorrer do próximo ano letivo.
Atendendo a um dos pedidos mais requisitados pela rede, o secretário Igor de Alvarenga destacou a nova interface do DED, idealizada considerando a rotina dos professores e diminuindo o número de cliques necessários para efetuar as tarefas como, por exemplo, o preenchimento dos diários e notas de avaliações.
“Um DED construído por professores e para os professores, com todo apoio da Prodemge, e que vai ter a cara da rede estadual levando inovação e diminuindo toda aquela quantidade de cliques, pensando na simplificação de processos. Esse é o primeiro passo de muitas evoluções”, afirmou o secretário.
À frente da Assessoria de Inovação, Ana Luiza Werneck, falou sobre a mudança de cultura para desenvolver tecnologias que atendessem a ponta da rede de ensino estadual. “Nós adotamos a prática de experiência do usuário, a partir da escuta do usuário do sistema e, assim, descobrir quais são as lacunas e conseguir processar as expectativas”, explicou. A Assessoria também selecionou um grupo de professores para realização de testes na plataforma.
Comandando o Ecossistema de Educação da Prodemge, composto por 123 pessoas distribuídas em 26 times, que cuidam das inovações tecnológicas da pasta, o superintendente Renan Ribeiro destacou a importância do cuidado com a rede.
“Nós trabalhamos para 1,6 milhão de estudantes, para quase 300 mil professores e 3.600 escolas e mais um tanto de servidores que apoiam a rede. O nosso trabalho de sistema é um facilitador para a vida das pessoas”, disse.
Usuária do Simade há anos, a professora de artes da Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, em Belo Horizonte, Telma Martins, foi uma das selecionadas para participar dos testes na nova interface, totalmente adaptada para os dispositivos mobile.
“Tenho 16 turmas e o DED não tinha o timing que a sala de aula pede. A partir da minha experiência e meu olhar dentro da sala de aula e junto com essa equipe que estava a fim de reformular e criar possibilidades para otimizar o trabalho do professor e, consequentemente, elevar a qualidade do ensino porque isso reverbera na sala de aula, fiquei muito feliz. Já estou utilizando o sistema piloto, vejo as melhorias e o grupo continua atento às nossas demandas”, relatou a docente.
Mais novidades
As inovações pensadas para o professor não são as únicas novidades. Magno Torquette, coordenador da Equipe de Informações da SEE/MG, apresentou soluções pensadas para especialistas e diretores. Foram disponibilizados painéis gerenciais, neste link (é necessário e-mail funcional), para acompanhamento de campanhas ativas da rede estadual, munidos com diversas informações como quantidade de escolas ativas, municípios atendidos, total de turmas, além da aplicação de filtros e a geração de relatório detalhados.
“As regionais pedem muitos dados consolidados do Simade, toda a rede precisa desses dados em mãos para tomada de decisão no dia a dia em coisas práticas e a ideia é facilitar isso”, disse Magno.
“É um dia histórico para a educação de Minas. Ter um painel demonstrando nossos dados ajudando na gerência, a gente sabe que a tomada de decisão tem que ser baseada também em números que norteiam o que precisa ser feito. Gostaria de agradecer a todos da Prodemge por acreditar nos processos que a SEE vislumbra e nos darem toda a mão de obra e apoio para executar e isso vai mudar a educação lá na ponta”, concluiu o secretário de Educação.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)