Unicef promove encontro de adolescentes sobre mudanças climática na Amams - Rede Gazeta de Comunicação
Unicef promove encontro de adolescentes sobre mudanças climática na Amams

Nesta quarta-feira (27), ocorrerá na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) o Encontro de Adolescentes de Minas Gerais para discutir os impactos das mudanças climáticas. O evento é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Amams e tem como pauta a “Gincana Nucas pelo Clima e pela Alimentação Saudável.” Na programação da Gincana e da Campanha, está prevista atividade de socialização para partilha das experiências e aprofundamento no tema Mudanças Climáticas & Arboviroses.

O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, salienta que o Unicef tem credibilidade mundial para abordar temas como estes, pois lembra que os adolescentes da atualidade sofrerão os impactos das mudanças ambientais, ainda mais numa região castigada pela seca, por isto a Amams defende uma política de barramentos para segurar as águas das chuvas e com isto, garantir água pra consumo humano, o projeto das barraginhas tramita no Ministério Público de Minas Gerais para receber recursos do fundo estadual do MP e ainda na Codevasf, para construir 1 milhão de barraginhas. 

O Selo Unicef tem como proposta que os municípios devam trabalhar para que a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes seja um compromisso de toda a sociedade, não apenas da administração municipal (prefeitura ou algumas secretarias). Por isso, o Unicef recomenda a criação da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, que deve incluir os seguintes integrantes: articulador(a) municipal; mobilizadores(as) de Adolescentes, de Educação, de Saúde e de Assistência Social; órgãos estratégicos da administração municipal, como as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer e Comunicação; representação do CMDCA e do Conselho Tutelar; organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência; lideranças adolescentes; Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA); lideranças comunitárias; e comunicadores. É importante que essa comissão faça uma articulação com os órgãos dos sistemas de Segurança e Justiça.

Nesta etapa na Amams o encontro será realizado com os Nucas que é o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) que tem um papel fundamental neste processo de mobilização buscando assim promover participação e protagonismo social. Para este evento contaremos com a presença da Lina Raquel que ofertara oficina junto aos adolescentes no intuito de contribuir no processo de mobilização vinculado a pauta. O selo Unicef ocorre para monitorar como os municípios estão investindo de políticas públicas voltado para o público infanto-juvenil, o qual implica também nos indicadores sociais na garantia da defesa e proteção da criança e adolescentes.

Essa atividade integra a agenda do Selo Unicef, edição 2021-2024, e dialoga com os encaminhamentos e discussões da Conferência das Partes (COP), os quais são o resultado da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas.  “O diálogo entre Unicef, adolescentes e jovens busca formas para garantir e fortalecer políticas públicas que protejam os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. O aumento do calor, as cheias e secas dos rios, a poluição, o aumento do nível do mar, a extinção de espécies e outros efeitos das mudanças climáticas afetam de forma mais grave os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos e os mais vulneráveis. É essa população que necessita estar envolvida nessa discussão para que País avance no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na ação ambiental global”, explica Mário Volpi, coordenador do Selo Unicef e chefe da Divisão de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef Brasil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: