Banco de Leite Humano do HAT recebe homenagem da Câmara Municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Banco de Leite Humano do HAT recebe homenagem da Câmara Municipal

O Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho recebe nesta sexta-feira (25), às 19h, homenagem da Câmara Municipal de Montes Claros pelos seus 30 anos de dedicação à promoção da saúde materno-infantil e ao apoio à amamentação.

O proponente da homenagem, que foi aprovada por unanimidade, o vereador Marcos Nem (PSC), explica que “a Câmara Municipal de Montes Claros reconhece a importância dessa instituição e sua contribuição duradoura para a saúde maternoinfantil”.

“A homenagem a ser concedida é um testemunho do impacto positivo que o Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho teve e continua a ter na vida da comunidade local e além, enfatizando a importância vital da amamentação e do cuidado maternoinfantil”, afirma o parlamentar.

Inaugurado em 2 de março de 1993, com o apoio da Fundação Rotária do Rotary Internacional, o Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho representou um pioneirismo na região, sendo o primeiro Banco de Leite Humano do Norte de Minas e o segundo do Estado.

O Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho faz parte da maior rede de bancos de leite mundial, a rede brasileira, que se configura como ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno.

Atualmente o Hospital Aroldo Tourinho tem credenciado ao seu Banco de Leite cinco postos de coletas, sendo responsável por abastecer as UTI’s neonatais dos hospitais Santa Casa, Universitário Clemente de Faria e Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, bem como o Hospital Fundação Doutor Moisés Magalhães Freire, em Pirapora e; o Hospital e Irmandade Nossa Senhora da Saúde, em Diamantina e demais hospitais da região.

Desde a sua criação, o Banco de Leite contou com a participação de 25 mil mães doadoras, beneficiando 400 mil recém-nascidos ao longo dos anos.

A instituição mantém uma equipe especializada para coletar, analisar, pasteurizar e classificar o leite humano. Somente após a validação o leite é enviado para os recém-nascidos – bebês prematuros e de baixo peso.

“Durante essas três décadas, a equipe de técnicos e especialistas do Banco trabalhou incansavelmente para construir um legado baseado na excelência, no respeito à comunidade e na defesa do aleitamento materno”, afirma a diretora de qualidade e inovação do HAT e responsável pelo Banco de Leite, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira.

Para o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, à medida que o Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho celebra seus 30 anos de existência, o legado de serviço dedicado e comprometido continua a inspirar e a fazer a diferença nas vidas daqueles que foram, e são, beneficiados por suas ações.

“Somos imensamente gratos à Câmara Municipal de Montes Claros e ao vereador Marcos Nem pela importante homenagem que reconhece todo o esforço do Banco de Leite e, também, agradecemos a todos que contribuíram, em especial às mães doadoras, por esse gesto de amor sublime ao próximo, com toda a certeza inúmeras vidas foram salvas, gratidão”, finaliza o presidente. (Ascom HAT)

%d blogueiros gostam disto: