Iniciativa do Sebrae Minas apoia instituição de ensino a se reestruturar, renovando a confiança dos alunos
O programa ALI Educação Empreendedora , aplicado pelo Sebrae Minas em Montes Claros, no Norte do estado, mostra resultados positivos na Escola Estadual Gutemberg Teodoro Penha, localizada no bairro Vilage do Lago 2, Região Norte da cidade. O educandário atende cerca de 250 alunos do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), e funciona em coabitação com a Escola Municipal João Vale Maurício.
O objetivo do projeto é incorporar a temática de inovação para a educação empreendedora nas instituições de ensino, com o desenvolvimento de processos transformadores para promover e disseminar as competências empreendedoras nas escolas.
A Agente Local de Inovação (ALI) Claudia Oliveira Maia conta que, ao começar o trabalho na escola, localizada em área de vulnerabilidade social, encontrou alunos desmotivados e sem perspectiva em relação aos estudos. “Observamos problemas de defasagem no aprendizado, falta de interação das famílias e até casos de violência. Após o diagnóstico feito com o apoio dos professores, organizamos um plano de ação para desenvolver o comportamento empreendedor e melhorar a autoestima”, ressalta.
Uma das iniciativas que deu novo ânimo para os estudantes foi a palestra “Meu projeto de vida pode mudar meu mundo”, ministrada pela professora Sande Almeida, vencedora do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora de 2018.
Além disso, foram firmadas parcerias com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e UFMG, para que os alunos visitassem as instituições. Na Unimontes, a escola passou a participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a assistência de acadêmicos do curso de Letras.
Para trabalhar com temas ligados ao empreendedorismo, os alunos fizeram uma visita técnica à Agência de Atendimento do Sebrae de Montes Claros, onde participaram de uma roda de conversa sobre o tema “Empreendedorismo e comportamento empreendedor”. Outra conquista foi uma parceria com o instituto Resgatando Vidas na Escola, que realizou palestras e conversas com pais e alunos sobre prevenção ao uso de drogas.
Empreendedorismo na prática
Todas as ações mudaram a forma de agir e pensar dos estudantes, como conta a coordenadora do Ensino Médio da escola, Janice Iara Souza. “Depois da intervenção do Agente Local de Inovação (ALI) e das ações dessas parcerias, os alunos passaram a enxergar a escola e o futuro com outro olhar. Conseguimos reestruturar a instituição e envolver as famílias. Hoje, os alunos estão com a autoestima elevada, mente mais aberta, e passaram a acreditar em um futuro melhor”, enfatiza.
Aluna do EJA, Liliane Aparecida Souza, de 42 anos, explica que as mudanças foram fundamentais para que ela e outros colegas passem a ter mais autoconfiança. “Percebi que sou capaz de fazer várias coisas, como um curso técnico e conseguir um emprego. No futuro, já penso em fazer faculdade de Psicologia. Antes, eu pensava que não conseguiria”, conta um estudante, que é diarista e mãe de dois filhos.
Reconhecimento
Pelo trabalho desenvolvido na escola, a agente de inovação Cláudia Oliveira Maia teve o case selecionado para publicação do site do Centro de Referência em Educação Empreendedora do Sebrae. Cláudia também foi uma das três ALI de Minas Gerais que participarão do Seminário ConheCER , que será realizado em Recife, nos dias 5 e 6 de setembro deste ano. O evento terá como tema “Educação Empreendedora: um caminho para transformar futuros”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)