Sistema Municipal forma primeira turma de alunos do Ensino Integral - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Sistema Municipal forma primeira turma de alunos do Ensino Integral

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), realizou na segunda-feira (14), a formatura da primeira turma do projeto de formação profissional “Jovens Empreendedores”, voltado para os alunos 6º ao 9º ano do Sistema Municipal de Ensino.

Nesta etapa, foram formados 40 alunos das escolas municipais Mestra Fininha e Dona Vidinha Pires, participantes dos cursos “MyMaker”, de incentivo à cultura maker por meio da programação em blocos e robótica educacional, e “Jovens Inventores”, de iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais.

A secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, explica que o projeto Jovens Empreendedores é uma iniciativa inovadora da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros em parceria com o IFNMG com objetivo de proporcionar educação integral dos alunos e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho atual. “Com o ensino integral, os alunos participam de aula contraturno escolar, e além dos cursos de formação, que são realizados na sede do IFNMG, eles também recebem reforço em português e matemática e participam de atividades esportivas e culturais, como judô, badminton e música, na própria escola onde estudam”, completa.

De acordo com a secretária, a proposta é ampliar o projeto e integrar todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino.

Durante a solenidade de formatura, o diretor-geral do IFNMG – Campus Montes Claros, professor Renato Afonso Cota Silva, destacou a importância projeto para a formação dos alunos. “Os cursos são uma inovação nos termos educacionais, por permitirem aos estudantes da rede municipal o acesso a um ensino de qualidade no contraturno, ao mesmo tempo em que oportunizam a eles vivenciarem experiências completamente diferentes. E isso abre horizontes, traz expectativas novas, uma nova perspectiva do olhar para as possibilidades, permitindo a cada um sonhar mais alto e começar a desenvolver sua trajetória acadêmica, se preparando para serem profissionais de sucesso em suas respectivas áreas”, avalia.

Ao cumprimentar os alunos, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, destacou a importância do envolvimento dos pais para o sucesso do projeto. “Sabemos do esforço dos pais para levar os filhos para a escola, incentivar e mantê-los firmes nos estudos. Saibam que levar uma criança para a escola é colocar um tijolo na construção de um grande país no futuro, de uma sociedade mais justa em oportunidade para todos. Por isso, ao cumprimentar cada aluno aqui presente eu cumprimento também os seus pais, que também são protagonistas nessa conquista”, destacou.

A segunda etapa do projeto terá início no dia 18 de agosto com oferta de cursos ligados à área maker, ao empreendedorismo e à fabricação de produtos de limpeza. Além dos alunos das escolas municipais Mestra Fininha e Dona Vidinha Pires, que continuam o curso, o projeto passa a integrar 40 novos alunos, das escolas municipais Dr. João Valle Maurício e Rotary São Luiz, totalizando 80 alunos. (Ascom PMMC)