Estudante da rede municipal se destaca como medalhista da Olimpíada de matemática - Rede Gazeta de Comunicação

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Estudante da rede municipal se destaca como medalhista da Olimpíada de matemática

O estudante Arthur Alcântara Vieira, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, foi classificado pelo terceiro ano consecutivo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Em 2021 e 2022 o estudante recebeu medalha de bronze, e na edição deste ano está classificado para a próxima etapa da competição, que será realizada em outubro.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Aos 13 anos e focado nos estudos, Arthur diz que está preparado para a próxima etapa da olimpíada. “Mantenho uma rotina de estudos desde pequeno, e depois dos resultados na OBMEP essa rotina ficou mais intensa, porque recebi como premiação a oportunidade de estudar no Programa de Iniciação Científica – PIC da Unimontes, curso que faço no contraturno escolar. Mas também gosto de jogar futebol, xadrez, brincar com minha irmã e me divertir com minha família jogando Banco Imobiliário”, observa.

Edmilson Vieira, pai do Arthur, conta que em casa os filhos sempre tiveram um ambiente favorável para estudar. “Somos uma família de professores, funcionários públicos que passaram por concurso, e os meus filhos sempre conviveram com esse universo da leitura, dos estudos. Percebemos que o Arthur tinha habilidades especiais ainda muito cedo e, de forma lúdica, fomos estimulando para que se desenvolvesse, quando veio a primeira medalha na OBMEP, em 2021, quando ele ainda tinha apenas 11 anos, e passamos a dar mais atenção à formação dele”, conta o Edmilson, que é engenheiro químico.

A mãe de Arthur, Ranne Maria, é professora, e diz que sempre tiveram cuidado para não forçar os estudos, deixando que o jovem estudante criasse sua própria rotina, sob orientação em casa e também dos professores. “Ele tem seu próprio mapa mental e consegue manter uma rotina de estudos sem que precisemos ficar lembrando. E sempre tira boas notas nas provas, se sai bem nas atividades em todas as matérias, inclusive já foi premiado em concurso de redação, foi Aluno Nota 10 no projeto da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Alpargatas, e até me ajuda a resolver questões quando é minha vez de estudar para provas”, lembra.

A única restrição imposta à rotina de Arthur, de acordo com os pais, é o controle do tempo de uso do celular. “Para não perder o foco dos estudos ele tem um tempo limitado durante a semana para jogos eletrônicos e redes sociais. Mas isso foi acordado com ele, que entendeu e aceitou com muita naturalidade”, explica Ranne.

A diretora Paloma Oliveira diz que para estimular os alunos com altas habilidades a Escola Municipal Zane Moraes mantém parcerias com outras instituições, como o Instituto Federal do Norte Minas – IFNMG, por exemplo, que oferece cursos na área de tecnologia. “Esses cursos possibilitam que os alunos se desenvolvam e também sejam exemplo para os outros colegas”, avalia a diretora.

Para equiparar o nível de aprendizagem, Paloma diz que a escola disponibiliza aulas de reforço escolar e atividades no contraturno, reduzindo a defasagem e oportunizando o desenvolvimento a todos os alunos. “Todos os alunos da escola passam por um diagnóstico periódico para avaliar o nível de aprendizagem. A partir dos resultados, a equipe pedagógica faz as intervenções necessárias, de acordo com o resultado individual do aluno, de forma que todos possam alcançar os níveis de aprendizagem recomendados”, explica.

Ainda de acordo com a diretora, a escola também conta com psicólogos e assistentes sociais, que fazem o acompanhamento do aluno e seu núcleo familiar, e sempre que identifica situações que necessitam de uma atenção especial, faz o intercâmbio junto à Secretaria de Educação de forma que os analistas possam orientar nas melhores práticas para que o aluno seja acolhido conforme sua necessidade.

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