Encceja 2023 | provas serão aplicadas neste mês de agosto - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Encceja 2023 | provas serão aplicadas neste mês de agosto

JOYCE ALMEIDA

No dia 27 de agosto, em todo o Brasil, 1.104.146 pessoas vão realizar a prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Os participantes que buscam a certificação do ensino fundamental totalizam 193.572 (17,53%), e 910.574 (82,47%) serão avaliados para a conclusão do ensino médio.

Segundo dados do Ministério da Educação, 445.158 dos inscritos estão na faixa etária entre 31 e 59 anos, correspondendo a 40,32% do total. Os idosos também farão o Encceja, a partir dos 60 anos, os inscritos totalizam 8.824. O público feminino também se destaca no exame, sendo 613.097 (55,53%), comparado aos homens que representam 491.049 (44,47%) dos participantes.

Em 2023, os candidatos com deficiência visual terão a prova e o cartão-resposta adaptados. Os inscritos que apresentam o transtorno do espectro autista terão suas redações corrigidas especialmente levando em consideração as suas particularidades.

A prova aplicada para os candidatos do ensino fundamental, abordará questões de linguagens e códigos; redação; ciências humanas; ciências da natureza e matemática. Para os participantes do ensino médio, será cobrado o conhecimento sobre linguagens e códigos; redação; língua estrangeira; matemática; biologia; química; física; educação física; artes; história e geografia.

Para o dia da prova, os participantes devem apresentar um documento de identificação válido, como lista o MEC: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Documentos digitais com foto, por exemplo, o e-Título, CNH digital e RG digital, sendo utilizados diretamente pelos aplicativos oficiais.

O Encceja é desenvolvido e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Após o resultado da prova, aos candidatos aprovados receberão o certificado e a declaração de proficiência através das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que validam o Termo de Adesão ao Encceja. (com informações do MEC, sob supervisão de Stênio Aguiar)