Descarte irregular de lixo segue sendo um problema em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Descarte irregular de lixo segue sendo um problema em Montes Claros

VINÍCIOS SANTOS

O descarte irregular de lixo e entulhos em lotes vagos – por parte dos carroceiros e caminhoneiros, por exemplo – além de ser uma ação que segue sujando toda a cidade, gera outro grave problema, uma vez que faz com que os locais se tornem propícios para proliferação de ratos, escorpiões e arboviroses.

O aposentado Joaquim Prates, morador do Santo Amaro, reclama que “a Prefeitura não consegue fiscalizar e não tem áreas suficientes para que as pessoas descartem esses materiais”. Segundo ele, “as pessoas que contratam os carroceiros já sabem que eles vão tirar da porta da casa e jogar em lugares não permitidos”, e o aposentado pede por uma medida.

Anderson Oliveira, taxista, reclama de um local tomado pelo lixo, na Avenida João XXIII. “Este é um terreno em uma das principais avenidas da cidade, e a gente está pedindo para ser resolvido isso aqui. O pessoal joga lixo, muita gente, e nós não temos como coibir isso daí. Virou um lixão, em um lugar que poderia ser cartão postal da cidade”.

Nas proximidades do local há uma escola, e a professora Ivanete Pereira conta que “dentro da sala de aula, o dia em que colocam fogo [no terreno/lixão], não dá para trabalhar. É muita fumaça, nós professores não conseguimos falar, os alunos ficam incomodados, atrapalha muito a aprendizagem. O ambiente escolar fica prejudicado com este cenário”.

Nossa equipe conversou com a diretora de serviços urbanos, Carolina Oliveira. “De acordo com a lei 5080, de 2018, o descarte irregular consiste em infração, então o município tem fiscalizado. Nós notificamos – quando identificado este descarte irregular – e temos, ainda, orientado às pessoas. Em casos de recorrência, isto avança para autuação e multa”.  

A diretora de serviços urbanos também falou sobre os Cascos. “Os Cascos são áreas pré-definidas nas quais é permitido o descarte de resíduos de construção, resíduos volumosos e podas, por exemplo”.

Para quem presenciar o descarte irregular, Carolina destaca a importância da denúncia. “Nós temos um setor de fiscalização, que já vem acompanhando estes descartes em áreas irregulares. Temos também o site de denúncias, da Secretaria de Serviços Urbanos, que permite ao munícipe a comunicação desta situação para que sejam tomadas as providências cabíveis. É muito importante o apoio da população neste sentido. Mas nós temos o 2211-4239 e o site ssu.montesclaros.gov.br no qual tem um campo específico para as denúncias”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: