Jovens contam sobre como serão os estudos após o recesso - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Jovens contam sobre como serão os estudos após o recesso

JOYCE ALMEIDA

Após o primeiro semestre de 2023, os estudantes de todo o país passam por um curto período de férias nesse mês de julho. Alguns aproveitaram para descansar, outros para colocar os estudos em dia e se organizar. Nesta etapa final do ano letivo, muitos jovens voltam a atenção para o Enem e concursos que ocorrerão.

Para o ensino médio, essa retomada é ainda mais importante já que os principais exames e concursos acontecem entre o final e início do ano. Segundo o estudante Anthony Gabriel a metodologia atual da educação do novo ensino médio exigiu uma readaptação nos estudos. “Não vou fazer Enem e nem concurso esse ano. Este período de descanso ajudou muito pois nesse novo ensino médio, muita coisa mudou, principalmente na carga horária. Estava complicado focar em 22 matérias, e esse recesso contribuiu para colocar as ideias no lugar, assim facilita para manter o foco”, afirmou.

Já Akira Antunes, de 16 anos, relatou que apesar da etapa final do ano letivo ter começado, ela não acredita que os estudos serão mais intensos. “Eu acho que será pesado, pois sempre é falado que vai melhorar e focar mais nos estudos, mas acabam deixando algumas coisas de lado. Esse recesso ajudou um pouco até, mas fico desanimada só de pensar nas matérias aleatórias que virão agora, como por exemplo, éticas em jogos digitais, projeto de vida, entre outros”, pontuou a estudante do 1° ano do ensino médio.

A aluna do 2° ano do EM, Isabela Silva conta que deve focar para se sair bem nos exames finais. “Quando os vestibulares se aproximam, os meus estudos se intensificam, apesar de tentar o Enem apenas como ‘treinante’, por enquanto, presto o vestibular tradicional e seriado. Mesmo que também estive focada nos estudos durante as férias, esse recesso no meio do ano foi crucial porque me possibilitou adaptar a rotina para ter mais tempo de descanso”, afirmou. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)