O Hospital Aroldo Tourinho realizou nessa terça-feira (25), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros, uma simulação de incêndio e evacuação hospitalar. A iniciativa teve como objetivo testar e aprimorar os procedimentos internos de evacuação em caso de um incidente real.
A simulação, que teve início às 14 horas, envolveu uma situação hipotética de incêndio de grande proporção em uma das alas do hospital.
A equipe do Corpo de Bombeiros e a brigada de incêndio do hospital, juntamente com os profissionais treinados, agiram prontamente para conduzir o cenário simulado de forma realista e detalhada, a fim de proporcionar uma experiência próxima à realidade.
Durante a simulação, todos os protocolos de segurança foram seguidos rigorosamente, incluindo a comunicação efetiva entre os setores do hospital, a identificação e atuação diante de possíveis pontos de risco, a assistência aos pacientes em locomoção e a organização das rotas de evacuação. Além disso, o treinamento contemplou o uso adequado dos extintores de incêndio e a coordenação de ações entre os profissionais envolvidos.
A engenheira de segurança do trabalho do HAT, Nalu Jancey Barbosa Soares, explicou que o “treinamento contemplou diversas etapas, desde a identificação do incidente até o acionamento dos alarmes, a evacuação dos pacientes para áreas seguras e a assistência médica de emergência”.
“Tivemos um ótimo tempo de resposta da equipe de brigada, o cumprimento dos protocolos de segurança e a coordenação geral das ações”, afirmou a engenheira de segurança do trabalho.
“O evento adverso ensaiado ocorreu em uma das enfermarias e foi planejado com antecedência, tudo controlado, sem oferecer riscos aos pacientes. A rotina de atendimento hospitalar também não foi afetada”, disse a diretora administrativa, Erika de Oliveira Lopes.
“A simulação foi uma oportunidade valiosa para garantir que os profissionais do hospital estejam preparados para enfrentar situações emergenciais com eficiência e segurança. Através desse exercício, buscamos aprimorar nossos procedimentos e garantir que nossa equipe esteja bem treinada para agir rapidamente e de forma coordenada em casos de emergência, como um incêndio”, disse Erika Lopes.
A diretora informou ainda, que “nos próximos dias será realizada uma análise detalhada dos resultados, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nos procedimentos de evacuação e segurança do hospital”, e acrescentou: “a expectativa é que esse treinamento se torne parte integrante da rotina do hospital, garantindo que a preparação para situações de emergência seja constante e eficiente”, concluiu a gestora.
O tenente Kollek Pereira, do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, elogiou o empenho dos profissionais do hospital e enfatizou a importância da parceria entre instituições para garantir a segurança de todos. “É essencial que o hospital esteja preparado para situações de risco como essa. A colaboração entre as equipes do Corpo de Bombeiros e do Hospital Aroldo Tourinho é fundamental para que possamos atuar de forma eficaz em situações de emergência e proteger vidas”.
Para o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “a simulação de incêndio e evacuação hospitalar representa um avanço significativo para a segurança hospitalar e a tranquilidade dos pacientes e funcionários”.
“Com esse treinamento, o Hospital Aroldo Tourinho reafirma seu compromisso em proporcionar um ambiente seguro e confiável para seus pacientes, familiares e colaboradores. E continuará investindo em treinamentos e iniciativas que promovam a segurança em suas instalações e a excelência em seus serviços médicos”, finaliza o presidente. (Ascom HAT)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)